A Ticket 360, empresa de venda de ingressos pela Internet, vai começar a entregar os tíquetes por meio de SMS, a partir do começo de 2014. A iniciativa reduzirá os custos da companhia, que hoje gasta com a impressão dos ingressos e com a sua entrega via motoboys. A Ticket 360 atua principalmente em São Paulo vendendo entrada para shows dos mais diversos gêneros em várias casas noturnas. Seu site esta semana destaca, por exemplo, shows do sertanejo Gustavo Lima e do DJ internacional Fatboy Slim. Recentemente, a Ticket 360 vendeu ingressos para uma turnê do Roberto Carlos.

O ingresso por SMS usará um sistema de tíquetes móveis desenvolvido pela brasileira UPM2 e testado anteriormente com sucesso nas catracas da SuperVia, concessionária de trens do Rio de Janeiro, e no pedágio da Rodovia Dom Pedro (SP-065), em São Paulo. O consumidor recebe em seu telefone uma mensagem de texto com um código numérico que representa o bilhete. Na entrada do show, esse código é escaneado por um smartphone Android ou iPhone com um aplicativo leitor criado pela UPM2. Uma impressora Bluetooth presente no local emite um comprovante que fica com o espectador. Se por acaso o consumidor tiver esquecido seu celular em casa ou se este estiver sem bateria, bastará informar seu número telefônico para que um funcionário, munido de um laptop conectado à Internet, confirme sua compra do bilhete e libere a entrada. Os dados coletados pelo app na porta da casa de shows são enviados em tempo real e podem ser consultados pela Ticket 360 ou pelos administradores do espaço.

A adoção do sistema de distribuição de ingressos por SMS depende de parcerias com as casas de show. O nome da primeira casa a adotar o sistema em 2014 ainda não foi definido.

Google e mobile marketing

Antes disso, a solução da UPM2 será usada durante um evento do Google com 15 mil pessoas em 22 complexos do Cinemark no dia 12 de novembro. Será um treinamento sobre o AdWords. Todos os participantes receberão os ingressos por SMS três dias antes do evento. "Poderemos gerar relatórios online para o Cinemark e para o Google sobre quantas pessoas estão em cada sala, que horas entraram, seus nomes etc", comenta Rodrigo Petroni, sócio-diretor da UPM2.

O executivo enxerga também potencial para explorar mobile marketing com sua solução. O código numérico ocupa cerca de três linhas da mensagem, havendo espaço para incluir depois dele um link curto direcionando para um site móvel. "A plataforma está pronta para oferecer isso. E a campanha pode ser segmentada por bairro ou pelo perfil do usuário", afirma.