Pelo menos quatro players do e-commerce brasileiro, todos de grande porte, já estão se movimentando para integrar a solução de pagamento móvel Apple Pay em seus aplicativos, informa Jean Christien Mies, vice-presidente sênior da Adyen, empresa global de pagamentos digitais. Segundo o executivo, são empresas que vendem serviços e bens digitais, principalmente, e que estão neste momento em processo de expansão internacional.

Embora exista essa demonstração de interesse por parte da players nacionais pelo Apple Pay, Mies acredita que os primeiros a lançarem a novidade no Brasil serão companhias globais, depois de experimentarem a solução de pagamento nos EUA. "Uma vez implementado lá, fica mais fácil expandir para outros mercados. É quase como apertar um botão", comenta.

Vale lembrar que o Apple Pay só será lançado pela Apple no Brasil em 2015, ainda sem uma data específica.

Popularização

Mies entende que a chegada do Apple Pay tem o potencial de revolucionar o mercado de pagamentos móveis. "A Apple tem um apelo de marca forte, com um viés de inovação que atrai muita curiosidade dos usuários", comenta. Ele acrescenta que a solução desenvolvida pela Apple conseguiu ser, ao mesmo tempo, conveniente e segura, o que são fatores cruciais em qualquer serviço de pagamento. Todavia, ressalta que a penetração do serviço estará limitada à penetração dos novos iPhones, cujo preço alto será uma barreira em mercados emergentes, como o brasileiro. Por outro lado, o executivo da Adyen aposta que a Apple Pay estimulará outros players a criarem soluções similares para pagamentos móveis em outros sistemas operacionais.