A Apple selou na última quinta-feira, 17, uma parceria com a China UnionPay para levar o serviço de pagamentos móveis Apple Pay ao território chinês. No acordo, os clientes do UnionPay poderão adicionar seus cartões ao Apple Pay e fazer pagamentos de compras por meio do iPhone, iPad e Apple Watch.

Um dia depois – fazendo uma espécie de jogo duplo –, o UnionPay fechou uma parceria com o principal rival do Apple Pay, o Samsung Pay. Funcionando do mesmo modo que seu rival dos Estados Unidos, os clientes da bandeira poderão fazer as compras com o sistema de pagamentos móveis sul-coreano.

Além da China, o UnionPay é aceito em mais de 150 países e possui 26 milhões de comerciantes cadastrados, além de 1,9 milhão de terminais de pagamento. Apenas na China, a parceria entre as companhias deve dar acesso dos clientes de 15 grandes bancos chineses ao m-payment da companhia norte-americana.

No anúncio, a Apple afirma que o Apple Pay no UnionPay deve chegar em meados de 2016, após testes e aprovação dos órgão reguladores chineses. Acirrando a briga além dos smartphones, tablets, computadores e wearables, a Samsung também confirmou o lançamento de seu m-payment para 2016 na China.