Artigos07/02/2018 às 10h48

Telefonia corporativa: serviços de auditoria e gestão podem reduzir custos

Tiago Hungria

Quem trabalha com telefonia corporativa percebe como esse ponto é sensível em uma empresa, pois diante de uma grande demanda, ela pode consumir boa parte da receita. Por isso, é esperado que esses profissionais sempre procurem novas estratégias para reduzir e controlar o orçamento sem afetar a produtividade de suas equipes.

Com o advento da Internet e a influência da tecnologia 5G chegando em nosso País, fica claro que temos um futuro voltado para o uso excessivo de dados para comunicação, afinal, a Internet facilita muito nosso dia a dia, seja para pesquisas ou até mesmo para entrar em contato com os clientes.

Acontece que, se utilizado sem controle, esse recurso pode impactar negativamente na produtividade no ambiente de trabalho. Isso significa que se as empresas não adotarem métodos eficientes para gerir e controlar seu consumo, em um futuro próximo, poderá arcar com contas ainda mais altas.

Hoje, o setor de telecomunicações continua sendo líder de reclamações segundo os órgãos públicos. A gestão na área é um dos maiores desafios enfrentados entre as empresas e, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as reclamações por cobrança indevida chegam a ser acima de 40% (dados de dezembro de 2017). E hoje há poucos meios de se controlar os usos de linhas telefônicas ou a quantidade utilizada no pacote de dados móveis.

O desafio da chegada do 5G para a telefonia corporativa

Essa nova tecnologia está prevista para chegar em nosso País em meados de 2020, mas as operadoras já estão se preparando para ela. De um modo geral, as empresas estão reformulando seus planos para que os minutos de ligação sejam ilimitados e a cobrança de dados seja avulsa e isso pode se transformar em um problema se não houver um investimento eficiente na gestão e no controle dessas faturas.

Se, por exemplo, um funcionário passar a utilizar constantemente os dados corporativos para tratar de assuntos pessoais, ou até mesmo, conferir suas redes sociais com frequência, criará um vício prejudicial ao negócio. Nesse cenário, as empresas especializadas em gestão de telefonia passam a ser uma opção benéfica.

A terceirização desse serviço confere muito mais na assertividade e permite que a empresa atue com foco total em sua atividade principal. Esse apoio auxiliará o gestor a organizar o setor de telefonia de maneira mais produtiva. Portanto, se você está enfrentando – ou quer precaver – problemas com sua fatura de telefonia empresarial e busca por soluções para otimizar seus custos é importante avaliar a contratação de uma parceria nesse segmento.

Uma gestão de telefonia inadequada, pode refletir em custos altíssimos para uma empresa e, para tanto, faz-se necessário a contratação de uma empresa especializada no assunto. É importante ressaltar que assim como a contabilidade, o serviço de auditoria deve ser feito todos os meses, pois os serviços mudam a todo momento.

Tiago Hungria é fundador e diretor comercial da WeAudit