A empresa mineira mLearn, especializada em cursos diversos em interface móvel (SMS, app, portal de voz etc), tem hoje 1,5 milhão de assinantes distribuídos entre as quatro grandes operadoras. Sua base vem crescendo rapidamente, graças ao lançamento de novos produtos: no começo de 2015 eram 120 mil. A projeção da empresa é chegar ao fim deste ano com 5 milhões de alunos pagantes.

A mLearn oferece desde cursos de inglês até cursos profissionalizantes, passando por aulas sobre finanças pessoais, tributação e até preparação para a prova do Detran. O conteúdo vem em formato de texto, podcasts e vídeos. "Os estudantes hoje em dia gostam de apertar o play", comenta Ricardo Drummond, CEO da mLearn. Todos os cursos são vendidos em parceria com as operadoras móveis, no modelo white label, ou seja, os serviços levam as marcas das teles e a cobrança é feita através do billing das operadoras, que dividem a receita com a mLearn e integradores homologados. Hoje ela distribui seus cursos através da Claro, da Oi e da TIM.

Para impulsionar o crescimento este ano, a empresa desenvolveu uma plataforma que servirá como uma guarda-chuva para todos os seus cursos. Será um app para Android, iOS e Windows Phone através do qual o usuário poderá acessar qualquer um dos cursos disponíveis, enquanto estiver adimplente com o pagamento de uma assinatura semanal. Será um modelo de "all you can eat", ou acesso ilimitado. Haverá também mecanismos de gameficação, para estimular o estudo e a prática de exercícios dentro dos cursos. A ideia da mLearn é construir versões white label desse app para cada operadora parceira, disponibilizando dentro dele somente os cursos oferecidos por aquela tele. O desenvolvimento da plataforma levou cerca de um ano e meio e consumiu até agora aproximadamente R$ 700 mil em investimentos.

A empresa também lançará um app independente, com o nome "mLearn Educação Móvel", com seu portfólio completo de cursos. Mesmo no caso do app próprio, a parceria com as teles será mantida: a proposta é cobrar via carrier billing, por meio de acordo com algum integrador que esteja conectado às quatro teles. A expectativa é alcançar 1,5 milhão de assinantes do portal próprio ao fim do ano, dentro daquele total projetado de 5 milhões.

Crise

A crise econômica vivida pelo Brasil este ano e a estagnação do crescimento da base nacional de linhas móveis não são obstáculos. Drummond aposta que conteúdo móvel de educação vai crescer durante esse período de crise. Cursos como o de finanças pessoais ganham destaque diante da volta da inflação. E aqueles preparatórios para concursos ou profissionalizantes serão cada vez mais demandados.

Antes de fundar a mLearn em 2013, Drummond atuou por alguns anos na oferta de cursos profissionalizantes e de inclusão digital em telecentros, tendo governos como clientes. Aproveitando essa experiência e percebendo o potencial do mercado móvel, o executivo fundou a mLearn e adaptou seus produtos para as interfaces móveis.