Nomeada em homenagem ao romance do escritor Herman Melville, a loja de livros digitais Moby Dick Ebooks foi lançada neste mês no mercado brasileiro e já conta com mais de 10 mil títulos disponíveis de cerca de 200 editoras. A baleia do clássico da literatura parece representar mais do que uma brincadeira para a loja, que tem o objetivo de ser referência no mercado.

Criada por Leandro Barros, Regina Parra e Roberto Procópio, respectivamente especialista em TI, artista plástica e escritor, a Moby Dick Ebooks tem o intuito de ser uma loja virtual mais próxima do leitor, que também colabore para a cultura do livro digital. “Estamos participando do começo da onda de conversão do mercado de livros de papel para livros digitais, e por mais que existam empresas fortes neste setor, queríamos fazer algo diferente. Nossa ideia foi montar uma loja virtual com um conceito bacana, divertido, e se aproximar mais do público. Estudamos nossos concorrentes e, muitas vezes, a interface é muito mecânica e o contato com o usuário é frio”, diz Leandro Barros.

Segundo o empreendedor, a Moby Dick Ebooks vai lançar um blog no dia 1 de julho, que terá matérias, artigos, resenhas de livros e entrevistas com autores para instruir e informar os consumidores. Além disso, o visual da loja é totalmente voltado à categorização dos títulos, com categorias gerais e uma área chamada ‘Mergulhe!’, onde há mais de 60 subcategorias.

“O forte do Brasil ainda são os livros de papel, mas a tendência é digital, ainda mais com o crescimento rápido e a popularização dos dispositivos móveis, principalmente tablets, que são melhores para a leitura. Não acreditamos que o livro de papel vai acabar, mas sentimos que o mercado ficará dividido pela metade. Vemos os e-books como mais uma opção de leitura. À medida que o mercado de tablets for crescendo, esperamos vender mais”, diz Barros.

A loja espera aumentar seu catálogo para 18 mil títulos até o final do ano, inclusive com livros gratuitos a partir de agosto, mas ainda não divulgam expectativas de vendas.

A Moby Dick Ebooks recebeu um aporte de um investidor, que, por contrato, não pode ser revelado.