A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil – promovida pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Ibope – teve divulgada nesta segunda-feira, 18, sua terceira edição, com novos dados sobre o perfil dos leitores de livros digitais no Brasil. A pesquisa revela que a penetração de ebooks (livros digitais) no Brasil ainda é muito baixa, mas que há vontade por parte da população de conhecer melhor o formato.

Apesar da crescente adesão aos tablets, a pesquisa mostra que 82% dos leitores brasileiros nunca leram um ebook. Segundo a apuração, 45% dos entrevistados disseram nunca ter ouvido falar em ebooks; outros 25% não ouviram falar, mas disseram que gostariam de conhecer; e 30% mostram que já escutaram algo sobre os livros digitais.

Entre os 18% dos que já leram um ebook, 54% disseram ter gostado muito; 40% disseram ter gostado um pouco; e apenas 6% falaram que não gostaram da experiência.

Em relação à faixa etária, o grupo entre 11 e 13 anos registrou um percentual total de uso de livros eletrônicos de 5%. Já os entrevistados de 14 e 17 anos ficaram em um patamar de 7%. O grupo entre 18 e 24 anos teve a melhor média: cerca de 12% disseram já ter lido um ebook.