O número de tablets embarcados neste ano no mundo deve ter um crescimento de 53,4% em relação ao ano passado, segundo projeção do Gartner. serão 184 milhões de unidades distribuídas no varejo. A previsão leva em conta o declínio dos preços dos tablets de sete polegadas, preferência da maioria dos consumidores de países como o Brasil, China, França, Alemanha, Estados Unidos e Japão.

No total, PCs, tablets e celulares deverão alcançar 2,32 bilhões de unidades distribuídas em 2013, o que representa um aumento de 4,5% em relação a 2012. O embarque de celulares terá um aumento de 3,7%, atingindo 1,8 bilhão de unidades. Enquanto isso, como esperada, a distribuição de desktops e notebooks será de 303 milhões de unidades, representando uma queda de 11,2% se comparada com o ano passado.

Distribuição de dispositivos por segmento

Fonte: Gartner – Outubro 2013

Sistemas operacionais

A firma de análises dividiu a distribuição de dispositivos segundo o sistema operacional, como na tabela abaixo. O mercado de celulares continuará com um crescimento estável, mas impulsionado, principalmente, pela venda de smartphones de gama média em mercados mais maduros e de smartphones low-end em países emergentes. A tabela mostra que o Android será o sistema operacional líder até 2014, representando, já em 2013, 38% da distribuição de todos os dispositivos mensurados.

Distribuição de dispositivos por sistema operacional

Fonte: Gartner – Outubro 2013