Após a compra da Digibrás (CCE) em setembro de 2012, a chinesa Lenovo prometia entrar com força no mercado brasileiro de dispositivos móveis. Pela CCE, já foram oito modelos de tablets lançados em 2013, e a meta para 2014 é de aumentar em 50% o volume de vendas desses aparelhos, chegando à marca de 1,5 milhão de unidades. Faltava apenas a chegada de tablets da própria Lenovo internacional, mas isso deverá mudar ainda este ano. Segundo a assessoria de imprensa da fabricante chinesa, a marca irá comercializar no País tablets a partir de abril. Smartphones também estão no plano e, embora ainda sem uma data definida, deverão ser lançados até o final do ano.

A empresa confirma informação publicada pelo site da revista Veja e diz que serão dois tablets Android (versão 4.2 Jelly Bean), um da linha Yoga, com tela de 10 polegadas, e outro de 8 polegadas ainda não definido, com mais modelos de tablets previstos até o final do ano. O Yoga, lançado em outubro do ano passado, possui três modos diferentes de uso. O formato do cilindro da bateria no dispositivo permite que o usuário segure-o com uma mão. O mesmo cilindro pode ser apoiado em uma superfície para manter o tablet em pé, principalmente quando usado para assistir a vídeos. No terceiro modo, o device pode ficar apoiado de forma inclinada, para um melhor ângulo de visão e apoio para digitar. Nos Estados Unidos, o Yoga de 10 polegadas sai por US$ 299.

O início das vendas de tablets da marca Lenovo mostra a intenção de obter uma fatia do mercado premium, hoje dominado pelo iPad, da Apple. Na faixa de dispositivos de entrada, a empresa indica que continuará a atuar com a CCE, com aparelhos feitos com o design de referência da Qualcomm. A antiga Digibrás possui também smartphones Android lançados no País desde junho de 2013. Todos os aparelhos da CCE são fabricados em Manaus.