O Brasil é a sétima maior economia do mundo, considerando o seu produto interno bruto (PIB). Porém, quando o assunto é consumo de aplicativos móveis, o país está na 14ª posição no ranking mundial. O cálculo, feito pela Distimo, empresa que acompanha dados de milhares de desenvolvedores, tem como base o mês de agosto de 2013 e leva em conta a receita gerada com downloads pagos e vendas in-app na Google Play e na App Store, mas não inclui publicidade móvel. O Brasil é o principal mercado da América Latina. À sua frente, em ordem decrescente, estão: Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido, China, Austrália, Alemanha, Canadá, França, Rússia, Taiwan, Itália e Suíça. Depois do Brasil, completam o top 20: Espanha, Suécia, Hong Kong, Holanda, Noruega e Cingapura. O segundo latino-americano mais bem colocado é o México, na 23ª posição. A Argentina aparece em 40º.

Categorias

O relatório da Distimo também apontou quais as categorias de apps que geram mais receita em cada um dos principais mercados e em cada loja. Na App Store brasileira, games respondem por 65% da receita, seguidos por apps de música (4%) e educação (4%). Na Google Play do Brasil, a liderança também fica com games (77%), seguidos por widgets (6%) e ferramentas (4%). Veja as listas completas na imagem abaixo.

Os jogos lideram em receita em todos os mercados analisados pela Distimo, e sempre com larga vantagem. A única exceção é na África do Sul, onde somente este mês a Apple incluiu uma categoria de games. No mundo, jogos respondem por quase 90% da receita da Google Play e pouco mais de 70% na App Store. O relatório da Distimo foi elaborado em parceria com o MEF.

Fonte: Distimo