O e-commerce não matou o comércio em lojas físicas. Ao contrário de muitas previsões cabalísticas sobre o fim das lojas físicas, a tendência das empresas é unir sua operação tradicional à sua plataforma online, em especial com dispositivos móveis. É o que acredita Felipe Fioravante, CEO do iFood, que participou nesta terça-feira, 22, do Forum Mobile+, em São Paulo.

“Aquela ideia que o online mataria o offline não existe, mas existe uma oportunidade imensa de integrar os dois”, disse Fioravante. “Nos últimos 12 meses, as empresas perceberam a oportunidade de serviços na ligação online para o off-line (O2O)”.

Fiovarante completou dizendo que, os empresários devem pensar na estratégia online na mesma proporção do mundo físico. “Se achar que consegue fazer um bom serviço off-line sem pensar no online, uma empresa pode ir ao fracasso”, enfatiza o executivo da plataforma de delivery de alimentos.

Para Carlos Curioni, CEO e fundador da plataforma de venda de artesanato Elo 7, o mobile permite ampliar a possibilidade de interação com o cliente, como ao utilizar câmeras, geolocalização e carteira digital em tempo real.

Atraindo o cliente

Durante uma sessão de perguntas e respostas, os executivos foram abordados por questões sobre a fidelização de clientes. O CEO da Elo 7 apontou o desconto como principal mecanismo para atrair o cliente para o app, mas aponta que tal costume pode se tornar um problema. “A primeira razão para estimular o usuário é o desconto, pois ajuda com a fidelização do cliente. Mas é uma ‘faca de dois gumes’, pois o consumidor que compra uma vez com desconto sempre vai querer promoção”, disse o executivo.

Fiovarante, por sua vez, não acredita em descontos. Para o CEO do iFood, as empresas cadastradas em sua plataforma devem atrair o cliente com outras ações, como redução de preço e reputação. Questionado pelo MOBILE TIME, como um restaurante pode conseguir destacar-se dos concorrentes, o executivo da plataforma de delivery revelou que está prestes a mudar o sistema de avaliação dentro do app por notas numerais, em vez de estrelas.

Outro representante de empresa que participou do evento foi o diretor do Decolar.com, Alípio Camanzano. Ele apresentou seu serviço móvel como um “adolescente”, porém mais adiantado que seus rivais no setor. O executivo afirma que tenta “negociar com os seus clientes” (hotéis, locadoras, agência de turismo etc.) promoções, para dar uma experiência de consumo diferente ao usuário final.