A Uber está investindo em pesquisa e desenvolvimento junto com fabricantes do setor aeronáutico para criar um serviço de transporte aéreo compartilhando aeronaves elétricas com decolagem e pouso verticais (VTOL, na sigla em inglês). A expectativa é de que o serviço, chamado de Uber Air, comece a ser testado dentro de cinco anos em pelo menos três cidades. Duas já foram escolhidas: Dallas e Los Angeles. Nesta quinta-feira, 30, a Uber informou que a terceira cidade será selecionada em um dos seguintes países: Austrália, Brasil, França, Índia e Japão.

Na sua decisão, a Uber vai levar em conta três critérios: tamanho do mercado; comprometimento dos governos locais; e condições de operação. No Brasil, são analisadas duas regiões: a cidade do Rio de Janeiro e o estado de São Paulo, por serem dois dos maiores mercados da Uber no mundo, por já terem intenso tráfego de helicópteros e pela presença da Embraer, que é uma das fabricantes parceiras que está desenvolvendo um VTOL para a Uber Air.

As aeronaves do serviço precisam ser capazes de voar a uma velocidade de 150 a 200 milhas por hora, em uma altitude de 1 mil a 2 mil pés e percorrerem uma distância de até 60 milhas com uma única carga.

Ilustração de um protótipo de VTOL da Embraer