A Uber anunciou uma série de novidades para o mercado brasileiro nesta terça-feira, 25, a começar pelo lançamento de uma versão leve do seu aplicativo, o Uber Lite, que ocupa apenas 5 MB da memória dos smartphones. O novo app está disponível somente em versão beta para celulares Android. O aplicativo é capaz de otimizar o uso de dados e, segundo a empresa, foi criado para rodar com mais eficiência em 90% dos celulares do País.

De acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil, o Uber é o quinto app mais presente na homescreen dos smartphones brasileiros, atrás apenas de WhatsApp, Facebook, Instagram e Facebook Messenger. O aplicativo é encontrado na tela inicial de 16% dos smartphones nacionais.

Cash

Para quem prefere pagar as corridas e as refeições em dinheiro, a empresa disponibilizou o Uber Cash, um cartão pré-pago digital. Para usá-lo, é preciso comprar créditos – que podem ser adquiridos em mais de 285 mil lojas físicas do País – que funcionam como uma recarga de cartão pré-pago de celular. Ao fazer essa carga, o usuário pode pagar viagens e a Uber Eats com este cartão.

Pool

Outro anúncio da Uber foi o lançamento da nova versão do Uber Pool, a categoria de viagens compartilhadas. A ideia é que o novo sistema sugira pontos de encontro entre motoristas e usuários. As corridas serão 30% mais baratas se comparadas com o valor do Uber X, sem alterações para o pagamento do motorista parceiro, garante a empresa.

Parcerias

No evento, a Uber anunciou uma parceria com os postos Ipiranga na qual motoristas parceiros recebem 5% de descontona compra de combustível.

Já com a fintech Zen Finance, os motoristas podem contratar um microcrédito para o financiamento do kit de gás natural. O projeto deve ser iniciado como piloto na região Sul do Brasil, a partir de outubro.