O Facebook finalizou o quarto trimestre de 2018 com 93% de sua receita de publicidade originada no mobile. Um ano antes era 89%. O montante total que a companhia recebeu com publicidade foi de US$ 17 bilhões no período, um aumento de 30% ante US$ 13 bilhões do quarto trimestre de 2017. Ou seja US$ 15,5 bilhões dessa receita é mobile, segundo a COO da companhia, Sheryl Sandberg.

Considerando todo o ano de 2018, o total dos ganhos com publicidade (PCs e Mobile) foi de US$ 55 bilhões, 38% de incremento quando comparado aos US$ 40 bilhões de 2017. Aqui, Sandberg revelou que o crescimento da publicidade mobile do Facebook foi de 45% na comparação ano a ano.

Em conferência com analistas do mercado na noite desta quarta-feira, 30, os executivos do Facebook adiantaram que novas formas de publicidade, como o Instagram Stories, ajudaram no desenvolvimento do negócio. E essas inovações devem ajudar em áreas como comércio e compras. O CEO Mark Zuckerberg, revelou que o Instagram passou de 500 milhões de usuários ativos diários (DAUs, na sigla em inglês) no Stories. Por sua vez, Sandberg ressaltou que a plataforma já conta com 2 milhões de marcas e empresas que fazem publicidade.

Em receita geral, o Facebook registrou US$ 56 bilhões, 37% mais que os US$ 40,5 bilhões de um ano antes. Neste caso, os ganhos foram influenciados também pelas vendas dos dispositivos da Oculus. Os gastos do Facebook cresceram 51%, de US$ 20,5 bilhões para US$ 31 bilhões, sendo que a maior parte deu-se com publicidade de lançamentos dos novos produtos da Oculus e investimento em segurança, que passou a ter mais de 30 mil funcionários ante 10 mil de 2017. Com isso, o lucro operacional foi de US$ 25 bilhões, 23% maior que os US$ 20 bilhões de 2017. E o lucro líquido cresceu 39%, de US$ 16 bilhões para US$ 22 bilhões.