A EmbraerX, aceleradora e subsidiária da Embraer, desenvolveu uma plataforma de negócios voltada para frota de aeronaves com o intuito de aprimorar o ecossistema de serviços aeronáuticos. O aplicativo Beacon Works (Android, iOS) fornece soluções para aeronaves que precisam de manutenção não programada. Apesar do nome “beacon”, o app não tem a ver com a tecnologia que transmite um sinal bluetooth a dispositivos móveis.

O aplicativo reúne uma rede de provedores credenciados. Ao baixar o app, o usuário pode buscar profissionais de manutenção. Para isso, precisa informar o número do avião, a estação e a descrição do problema. A partir daí, é dada ao usuário uma lista de mecânicos. Ao receber o aceite de um dos profissionais, um chat é aberto para iniciar a conversa, e, a partir desse momento, o usuário passa a ter acesso aos contatos do mecânico, à posição dele via GPS em tempo real, além de poder enviar imagens e dar mais informações do ocorrido. Assim que o serviço é finalizado, o usuário recebe uma mensagem do aplicativo informando que o caso foi solucionado.

A proposta é que o app seja um meio que promova a colaboração em tempo real durante atividades de manutenções não planejadas, acelerando o retorno das aeronaves ao serviço.

A primeira empresa a utilizar a aplicação foi a JetSuiteX que tem sede em Dallas, nos Estados Unidos, e utiliza aeronaves Embraer para 30 passageiros a partir de terminais privados.

A ferramenta é válida também para aeronaves de outras companhias além da Embraer. O aplicativo, no entanto, está disponível apenas para os Estados Unidos e não há previsão de quando deve chegar ao Brasil.

EmbraerX

A EmbraerX é uma aceleradora de mercado que desenvolve soluções para o transporte aéreo urbano. Localizada em Melbourne, na Flórida, Estados Unidos, a startup  faz parte do Uber Elevate Network, uma rede que pensa sobre o futuro do transporte aéreo urbano sob demanda.