A Avast divulgou mais um alerta nesta quinta-feira, 18, sobre aplicativos usados para espionar digitalmente usuários. Sete apps com essas funções foram identificados na Google Play. São eles: Track Employees, Check Work Phone Online Spy Free, Spy Kids Tracker, Phone Cell Tracker, Mobile Tracking, Spy Tracker, SMS Tracker e Employee Work Spy.

Para rodar os apps, o perseguidor deve ter acesso ao smartphone. Com o celular da vítima em mãos, o stalker deve baixar e instalar o app espião da Google Play. Em seguida, deve preencher um endereço de e-mail e criar uma senha para então começar a acompanhar os passos da vítima.

De acordo com Nikolaos Chrysaidos, head de inteligência e segurança de ameaças em dispositivos móveis na companhia, os apps coletam informações da agenda de contatos, dados de mensagens SMS, localização, mensagens trocadas no WhatsApp e Viber, além de ver o histórico de chamadas telefônicas.

Spy Tracker e SMS Tracker foram os aplicativos mais baixados. Ambos com mais de 50 mil downloads. Avisado pela Avast, o Google os retirou de seu marketplace.