A Global Blue, operadora responsável pelo sistema de devolução de Impostos sobre Valor Agregado (IVA) no Uruguai, está testando seu aplicativo para o retorno do IVA na saída terrestre por Salto. Na fronteira, o turista usa o app Shop Tax Free (Android, iOS) para validar suas operações e, com isso, ter o retorno das taxas.

Os turistas podem validar suas operações a partir de seus celulares no momento em que chegarem à ponte internacional, quando o aplicativo entra no raio em que pode ser usado. Uma vez fora dessa área de cobertura, ele para de funcionar. Essa inovação, assim como os terminais de autogerenciamento presentes nas fronteiras e nos aeroportos, visa uma melhor experiência com compras isentas de impostos e a redução do tempo na aduana para a validação das operações que, com o app, serão praticamente eliminadas.

O reembolso do IVA no regime Isento de Imposto representa um desconto de 14,4% no preço final pago, uma vez que, embora a taxa seja equivalente a 18,03% do preço do item, o turista recupera apenas 80% do imposto. A Global Blue retém os outros 20% como comissão pelo serviço.

Os produtos incluídos no Shop Tax Free são: roupas em geral, couro ou malhas, artesanato, alimentos e bebidas.

A Global Blue está presente em 40 países. É possível usar seu app Shop Tax Free na Argentina, na Áustria, na China, na França, na Itália, em Portugal e em Singapura, por exemplo.

O aplicativo também serve para acompanhar reembolsos de impostos para ver o quanto está economizando, encontrar marcas e lojas, calcular quanto poderá economizar, preencher automaticamente os formulários de isenção de impostos e encontrar os locais de reembolso mais próximos na cidade e no aeroporto.

O app Shop Tax Free está disponível em inglês, russo e chinês.