A parceria entre os idealizadores do Dados do Bem (Android, iOS) – Zoox Smart Data e o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino – com o Governo do Rio de Janeiro permitirá que o estado ofereça mais testes sorológicos para a população. Atualmente, o Governo realiza 300 testes diários no posto Detran do Largo do Machado e, com o acordo, será possível fazer até 1 mil exames por dia. Caberá ao aplicativo auxiliar na marcação e também na realização desses testes, além de fazer um mapeamento mais preciso da curva do novo coronavírus no Rio de Janeiro.

Na parceria, o Dados do Bem faz o compartilhamento da inteligência de dados gerada pelo app. No acordo também está incluído o treinamento de profissionais, que começa já nesta terça-feira, 7. A Secretaria de Saúde fica responsável pela operação relacionada ao projeto. No dia 13 de julho, a estimativa da secretaria é começar a fazer 600 testes por dia marcados a partir do aplicativo; na semana seguinte, a meta será de 800 exames diários e, ainda este mês, chegar a 1 mil testes por dia.

O estreitamento da parceria deverá alavancar o mapeamento da doença em especial na cidade do Rio de Janeiro. O Dados do Bem combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhamento em tempo real da distribuição da pandemia nos centros urbanos. Os resultados vão ajudar o Governo do Estado na tomada de decisões em relação ao enfrentamento da pandemia.

Vale lembrar que a proposta do Dados do Bem não é fazer testagem em massa, mas testes qualitativos que permitem entender a disseminação da Covid-19.

Os testes serão realizados na tenda do Detran do Largo do Machado, porém, serão atendidos apenas aqueles que baixaram o app, responderam o questionário e foram identificados pelo Dados do Bem para fazer o teste. Vale lembrar que, até meados de junho, o aplicativo tinha realizado 24,4 mil testes. Campos, Macaé, Niterói e Nova Iguaçu já fazem testes sorológicos a partir do aplicativo.