Mais da metade dos brasileiros (57%) realizam pelo menos uma transferência rápida por mês e 32%, uma vez por semana. A informação é de uma pesquisa da Morning Consult encomendada pela Visa com 1 mil pessoas e tem como intuito mostrar a importância de meios de pagamentos instantâneos no Brasil, como o Pix e o pagamento por WhatsApp.

No recorte por gênero, os homens fazem mais transações: 63% uma vez por mês e 36%, uma vez por semana; enquanto 51% das mulheres fazem uma vez por mês e 28%, uma vez por semana. Por estado, o usuário do norte do Brasil é aquele que mais faz transações semanalmente, 61%. Por sua vez, 58% dos nordestinos fazem transações mensalmente.

Segurança

Feita entre os dias 18 e 19 de março com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos, a análise encomendada pela Visa demonstra que a maioria dos consumidores indicou segurança (83%) e privacidade (80%) como os principais atrativos neste meio de pagamento. Além desses, outros cinco atributos foram citados pelos usuários: conveniência, custo, usabilidade, velocidade e confiança.

Por faixa etária, os consumidores entre 35 e 44 anos de idade são aqueles que mais se importam com segurança e privacidade, 89% e 93%, respectivamente para cada atributo. Nas regiões brasileiras, o usuário do sul é o que se preocupa mais com privacidade nos pagamentos, 80%, e o consumidor do centro-oeste, com segurança (88%).