Um estudo da MindMiners encomendado pela Samsung revelou que o smartphone é o produto favorito para compra na Black Friday, citado por 55% dos consumidores. Na pesquisa feita entre os dias 1 e 4 de novembro, em uma amostra de 300 pessoas, os handsets ficaram à frente de roupas (46%) e eletrônicos (45%).

Entre as funções que os usuários mais pedem nos celulares estão: armazenamento (43%); qualidade da câmera – ou câmeras – (21%); duração da bateria (13%); e tamanho ou qualidade da tela (11%). A análise revela ainda que 17% dos entrevistados pretendem comprar smartphones com valores acima de R$ 1,9 mil.

A maioria dos consumidores (74%) começaram a pesquisar os preços dos produtos desejados durante o mês de novembro. Os principais canais de busca são plataformas de vendas (82%), redes sociais (60%), comparadores (55%) e acompanhamento por notificações push e mailing (49%).

O estudo da MindMiners é quantitativo e utiliza coleta de usuários móveis por meio da rede social MeSeems. A pesquisa tem representatividade nacional, seguindo a proporcionalidade do IBGE em gênero, idade e classe socioeconômica. A margem de erro é de 5,7 pontos percentuais.