A TIM foi pioneira na inclusão do Netflix como parte integrante de um plano pós-pago no Brasil e depois adicionou outros dois serviços de streaming de vídeo como opções para seus clientes de alto valor: HBO Max e YouTube Premium. Embora não possa revelar números específicos, a operadora informa que a adesão dos seus assinantes a esses OTTs de vídeo tem sido maior que aquela verificada em outros serviços de valor adicionado em seu portfólio. Parte desse sucesso se deve não apenas à atratividade do conteúdo em si, mas também à mecânica criada pela companhia nessa oferta em alguns dos seus planos, permitindo que o assinante escolha qual desses serviços de streaming prefere assinar, além de dar a liberdade para a troca do mesmo.

“O engajamento dos serviços do ‘choice bundle’ é alto. A aderência do cliente é mais alta que nos demais serviços de valor adicionado. Acho que se deve à mecânica e à estrutura da oferta, desde a comunicação que leva o cliente até nossa loja online, até a usabilidade da mesma”, comenta Bernardo Weisz, diretor de VAS e devices da TIM, em conversa com Mobile Time.

O executivo promete que outros serviços de valor adicionado serão incluídos nos pacotes pós-pagos para a escolha do assinante através da TIM Store, como é chamada a loja online da operadora. A prioridade ainda é o segmento de streaming de vídeo, mas outros tipos de serviços também podem ser analisados.

Devices

No segmento de aparelhos, a TIM está avaliando a retomada de um projeto de recompra de smartphones usados em suas lojas, o chamado “trade-in”, que gera descontos para os consumidores na compra de novos devices. O foco do seu portfólio continua sendo nas gamas mais altas, mirando no cliente pós-pago. Weisz estima que as operadoras representem juntas um pouco menos de 10% das vendas de celulares no Brasil hoje em dia, pois todas seguem essa mesma estratégia de priorização dos modelos high-end.

Live

Weisz participará da live “A estratégia das operadoras móveis na oferta de serviços de segurança digital”, que acontecerá na próxima terça-feira, 3, entre 10h e 11h30, com organização do Mobile Time. Ele terá a companhia de Fabio Maeda, diretor de serviços digitais e inovação móvel da Claro; Bruno Ajuz, vice-presidente de marketing da Telecall; e Renato Moura, diretor de VAS para América Latina da Kaspersky. A inscrição para a assistir a live é gratuita e deve ser feita neste link.