Aguardado pelos usuários de vídeo sob demanda há mais de um ano, o HBO Max (Android, iOS) chegou ao Brasil recentemente. Com um certo burburinho, a expectativa era que o aplicativo fosse uma reprodução de sua versão norte-americana, um conteúdo rico baseado nas propriedades intelectuais da AT&T, como séries da HBO e Warner que estão fora do catálogo por aqui.

Porém, a realidade do novo app foi similar ao começo de outros, como Netflix, Amazon e Disney+. O repertório é bem mais enxuto que o esperado. Faltam séries que fizeram sucesso recente no Brasil, como ‘The OC’, ‘Person of Interest’, ‘The West Wing’ e ‘Smallville’. Mesmo filmes mais antigos não estão no catálogo, como o terceiro filme da série Mad Max, “Mad Max: Além da Cúpula do Trovão”.

Por outro lado, há conteúdo de relevância e premiado, como as séries de ‘The Wire’, ‘Sopranos’, ‘Veep’, ‘Friends’, ‘Fresh Prince of Bel Air’ e ‘Game of Thrones’ e os filmes da série ‘Máquina Mortífera’, todos os filmes de ‘Batman’ e até o polêmico ‘Liga da Justiça: Snyder Cut’.

Tecnologia

O app também peca na tecnologia. É comum ter problema de sincronia de voz, vídeo e legendas no uso do app, algo que remete a problemas da versão anterior, HBO GO. Além disso, o aplicativo tem apenas duas opções de legendas: português e inglês. Outros apps rivais colocam mais opções.

Ao assistir no mobile, o áudio fica estourado em algumas séries e chega a falhar em alguns momentos. E o vídeo não tem distinção clara de qualidade. Depois de encontrar a opção na configuração, que fica escondida no perfil do usuário, o consumidor só pode optar entre qualidade vídeo “alta” ou “para download”. Não é possível configurar em 4K, Full HD, HD ou Standard, por exemplo.

O sistema de busca é bom, porém lento e bagunçado. Dá para encontrar filmes, séries e documentários, além de episódios específicos por ator/diretor. Porém, não há uma divisão, vem tudo misturado. Um exemplo que dou é o termo ‘Friends’, além da famosa série, vem uma dezena de filmes, episódios de outras séries e até documentários.

Resumo

Assim como disse no review anterior do Disney+, o ideal é que o consumidor pondere bem antes de contratar o serviço. Considere se o app cobre todos os conteúdos gosta atualmente, do contrário, espere mais um pouco. Seu preço original é a partir de R$ 19,90 para o plano com uma tela de dispositivo móvel (tablet ou smartphone). Pensando no bolso e no conteúdo, o Prime Video da Amazon ainda é a melhor opção e menos custosa de streaming. Inclusive, é possível encontrar séries que estão no HBO Max, como ‘Mad Men’.