A carteira ativa de crédito da Via (Extra.com, Casas Bahia, Ponto) chegou a R$ 5 bilhões no quarto trimestre de 2021, crescimento de 10% ante R$ 4,5 bilhões do mesmo período. Nesta frente de negócios, a companhia destacou nesta quarta-feira, 9, o avanço do crediário digital (Buy Now Pay Later, BNPL ou CDC Digital) que cresceu três vezes na comparação ano a ano, de R$ 73 milhões para R$ 208 milhões.

Com o resultado, a carteira do CDC Digital representa 10% do total da carteira de crédito da Via e a penetração deste modal de pagamento saltou de 2% para 6%, incremento de quatro pontos percentuais.

Em oferta de crédito, vale dizer que a empresa tem 2,5 milhões de cartões cobranded que geraram R$ 5,5 bilhões de volume transacionado (TPV).

Banco digital

Na sua frente de serviços financeiros, o Banqi (Android, iOS), a Via registrou crescimento de 20% em volume transacionado (TPV) ano a ano, de R$ 9 bilhões para R$ 11 bilhões. Em clientes totais o banco digital terminou 2021 com 11 milhões de correntistas, crescimento de 35% contra 8 milhões de um ano antes; em clientes ativos, a alta foi de 15%, de 7 milhões para 8 milhões.

Ainda vale destacar a frente de empréstimo pessoal que chegou aos R$ 159 milhões de receita e 93 mil contratos no quarto trimestre de 2021.