A Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) está desenvolvendo testes com um novo modelo de pagamentos parcelado via cartão de crédito, algo que pode ser visto como uma resposta da indústria de cartões para o Buy Now Pay Later (BNPL, ‘compre agora e pague depois’ ou ‘crediário eletrônico’, na tradução livre do inglês para o português). O anúncio aconteceu durante a apresentação dos números de 2021 da entidade pelo presidente, Pedro Coutinho.

Em coletiva com a imprensa especializada nesta quinta-feira, 10, o executivo deu detalhes dessa nova modalidade que está em testes no estado de São Paulo e Distrito Federal: “Temos um outro produto (de pagamentos) que ainda não decolou. Deve ter o resultado nos próximos dias”, disse. “Tive a oportunidade de visitar uma concessionária da Honda que usa esse (novo) crediário para vender motos. O lojista pode antecipar ou receber mês a mês e o crediário pode ser feito em 36 vezes. É algo que queremos turbinar”, completou.

Além do novo produto de parcelamento, Coutinho tratou de fazer a defesa do parcelado sem juros no cartão de crédito, ante o avanço da indústria financeira para o BNPL.

“O parcelado sem juros ainda tem valor. É um produto que cresce exponencialmente. Representa 80% da carteira de cartão de crédito, que é a terceira (maior) carteira de crédito do mercado financeiro brasileiro (com R$ 391 bilhões). É um produto campeão”, afirmou.

Coutinho disse ainda que outros produtos a serem desenvolvidos pela indústria financeira “são bem-vindos”: “Nós não estamos no mundo do ‘isso ou aquilo’, é o ‘mundo do E’. Tem espaço para o Pix, boleto e cartão de crédito. Mas tem que ser competitivo, com experiência e tem que ser espetacular”, concluiu.

Ainda como parte do esforço da associação para incentivar o pagamento no cartão de crédito, o executivo explica que a Abecs trabalhará em campanhas de marketing com foco na segurança com as tarjetas.

Vale lembrar que a Cielo declinou a possibilidade de adotar o BNPL na última semana. Por sua vez, o PagSeguro firmou parceria com a BoletoFlex para adotar o BNPL em janeiro deste ano. As duas adquirentes são associadas da Abecs.