O serviço de crediário digital parcelado ou Buy Now, Pay Later (BNPL) cresceu 437% no Mercado Pago (Android, iOS) em um ano com o avanço puxado por comerciantes que oferecem pagamento digitais na ponta, como cartão de crédito, Pix e parcelamento em débito. Os dados foram apresentados por Daniel Davanço, country head de pagamentos da empresa, em conversa exclusiva com Mobile Time.

“Fomos um dos pioneiros do BNPL no mundo online. Oferecemos há mais de três anos o boleto parcelado, com o consumidor fazendo a compra parcelada, democratizando o sistema financeiro para pessoas que não tinham cartão de crédito. Expandimos para soluções de e-commerce que oferecem o Mercado Pago a seus clientes. Hoje, em qualquer QR Code do Mercado Pago, eles podem parcelar a compra sem o cartão de crédito. Todos os 34 milhões de usuários ativos”, conta Davanço.

Comerciante

Além dos 34 milhões de usuários ativos, o BNPL do Mercado Pago pode ser usado por mais de 1,6 milhão de comerciantes que estão na base da fintech. O executivo revela que há benefícios notórios para os varejistas, uma vez que o tíquete médio mais que triplica: “Para o vendedor, o tíquete médio de uma compra sem o parcelamento, fica entre R$ 50 e R$ 60 no online. No parcelado, o valor sobe para R$ 150 e R$ 200”, diz.

Outro benefício citado é o aumento da conversão do carrinho no final da compra no e-commerce, um feito ocorrido em razão da ampla bandeja de meios de pagamento oferecidas para o comprador (boleto parcelado, cartão de crédito e Pix).

Consumidor

Pelo lado do consumidor, a ampla gama de opções de pagamento aumenta a conversão das vendas, sendo o BNLP um meio ideal para quem não tem cartão de crédito:

“Cartão de crédito e BNPL são complementares. A nossa oferta de cartão de crédito vem crescendo bastante. Ao mesmo tempo, criamos funcionalidades para facilitar o uso do BNPL”, disse. “Com isso, a canibalização cartão x BNPL é quase zero. Por outro lado, os compradores começam a utilizar mais essa solução, para não comprometer o limite do cartão ou por não ter cartão de crédito. Logo, o cliente começa a ficar mais acostumado a usar o BNPL”, completa.

Ainda assim, Davanço explica que há barreiras que o Mercado Pago está trabalhando para diminuir, como reduzir a compra parcelada em três ou até dois cliques. Mas o executivo acredita que o cenário não permitirá a compra com um clique no prazo como existe em compras recorrentes ou plataformas ligadas às bandeiras de cartões.

“A mesma escolha do número de parcelas com o cartão de crédito existe no BNPL. Ou seja, em teoria, já existe (one-click buy). Mas fizemos diversas experiências, como o pagamento pré-programado, mas não aumentou a conversão. O formato que temos hoje de colocar cartão de crédito, dinheiro em conta e BNPL, lado a lado, é o que tem melhor resultado.”, diz. “O grande desafio é para as pessoas que estão comprando pela primeira vez, tem um ou dois passos a mais para fazer o score”, conclui.

Próxima etapas

Entre os novos produtos que o Mercado Pago planeja para o Buy Now Pay Later está uma opção de pagamento com parte em dinheiro e parte em parcelado. De acordo com Davanço, essa opção abrirá mais opção de parcelamento para o consumidor e aumentará a conversão.

Este serviço chega no segundo trimestre para alguns lojistas gradualmente. O executivo afirma que também estão trabalhando em uma opção de compra sem juros, essa sem data de definida ainda.