Tenho um plano de saúde da Amil (Android, iOS) e até bem pouco tempo usava o aplicativo da empresa somente para fazer as vezes de carteirinha digital (o que é bastante útil, reconheço) e para receber os tokens de autenticação para a realização de consultas e exames. Eu já havia notado a adição de uma funcionalidade de teleconsulta dentro do aplicativo, mas nunca tinha experimentado… até poucas semanas atrás. Confesso que tinha um pouco de preconceito com a ideia de ser atendido virtualmente por um médico. Mas descobri na prática o valor da teleconsulta para um paciente ansioso como eu.

Era uma sexta-feira à tarde quando descobri um problema de pele. Meu dermatologista só tinha agenda para dali a duas semanas. Eu fui dormir preocupado e ansioso por um diagnóstico. Então, no sábado de manhã, decidi experimentar o serviço de teleconsulta no app da Amil. Ao clicar na opção “teleatendimento Amil”, o app pergunta se você precisa de “pronto atendimento” ou se prefere agendar. Escolhi o pronto atendimento. Em questão de segundos fui atendido por uma funcionária que fez algumas verificações, conferindo os meus dados e pedindo para eu mostrar um documento de identificação com foto na câmera. É como a recepção de um consultório, só que virtual, por videochamada dentro do app da Amil. Esse processo é super-rápido e, em seguida, a funcionária pediu para que eu esperasse na videochamada porque dentro de 15 minutos seria atendido por um médico. Vale destacar que a Amil tem convênio com o Hospital Albert Einstein para teleatendimento. Ou seja, são médicos do Einstein que realizam as teleconsultas.

Eu havia deixado o celular em cima da mesa do escritório e fiquei lendo emails no computador enquanto esperava. Em menos de 10 minutos ouço uma voz vindo do celular chamando meu nome. Pego o aparelho e vejo na tela um médico. Ele se apresenta e pede para eu contar o meu problema. A consulta é bem mais rápida do que se fosse presencial, mas o importante, para mim, foi conseguir um diagnóstico e uma receita de tratamento em plena manhã de sábado, em menos de 30 minutos desde o início do processo, e sem sair de casa. A receita é enviada por email e chega poucos minutos depois de encerrada a videochamada.

O médico que me atendeu recomendou, de toda forma, que eu me consultasse presencialmente com um dermatologista, o que fiz duas semanas depois. E meu dermatologista confirmou o diagnóstico e o tratamento prescrito na teleconsulta.

Alguns dias depois tive outro problema: uma dor muscular durante uma atividade esportiva. Lembrei na mesma hora do app da Amil. Chegando em casa, acionei o teleatendimento e em menos de meia hora já tinha o diagnóstico de estiramento muscular grau 1 e uma receita enviada por email com os remédios que deveria tomar. Segui o tratamento e já estou praticamente recuperado. Neste caso nem fui confirmar o diagnóstico em uma consulta presencial.

Após essas duas experiências, constatei que a teleconsulta, pelo menos no app da Amil e com médicos referendados pelo Einstein, é uma excelente opção para casos de pouca complexidade e que podem ser resolvidos explicando o problema em uma videochamada. É extremamente aliviador ter um diagnóstico e uma receita com celeridade e é incrivelmente prático que isso seja feito sem sair de casa. Mesmo no caso de situações um pouco mais complexas que requeiram exames presenciais, o pronto atendimento virtual pode servir pelo menos para dar algumas orientações e acalmar os pacientes mais ansiosos, antes de encaminhá-los para um consultório.