O setor de delivery brasileiro teve duas novidades de grandes empresas do setor nesta terça-feira, 29. Após o breque dos apps um mês atrás, o iFood anunciou um aumento de R$ 6,50 para R$ 7,50 na taxa mínima de entrega com motos e carros. E a 99Food começou a aceitar restaurantes que desejam entrar em sua plataforma.

iFood x entregadores

iFood

(divulgação)

O aumento de R$ 1 na taxa mínima – o segundo adicional em dez anos – trouxe a ira dos representantes dos motoboys. Em mensagem enviada no começo da manhã para este noticiário, o presidente do SindimotoSP, Gilberto Almeida, afirmou que o reajuste foi abaixo do valor que a categoria esperava, R$ 10.  Afirmou ainda que a companhia continua negando direitos básicos aos motociclistas, além de fugir dos debates com os sindicatos sobre responsabilidade social.

Vale lembrar, a categoria fez uma paralisação nacional no final de março que trouxe prejuízos aos restaurantes e apps de delivery que fazem a intermediação das entregas. Os motoboys pediam especialmente ao iFood:

  • Taxa mínima de R$ 10 por corrida;
  • Reajuste no valor pago por quilômetro rodado, passando de R$ 1,50 para R$ 2,50
  • Limitação de 3 km para entregas realizadas por bicicleta;
  • Garantia de pagamento integral dos pedidos em entregas agrupadas.

Procurado pelo Mobile Time, o iFood informou que o “ajuste já estava em seu planejamento”, algo que foi feito com base em estudos que consideraram a viabilidade econômica para entregadores, consumidores e comerciantes e que os entregadores recebem R$ 3 por entrega extra realizada na mesma rota e o R$ 1,50 por quilômetro rodado.

“Neste momento, optamos por concentrar o reajuste na taxa mínima, considerando análises internas sobre a operação e as demandas do setor. Seguimos comprometidos em monitorar o setor e a dinâmica do mercado, promovendo soluções sustentáveis e equilibradas que beneficiem toda a categoria e o ecossistema”, disse em nota.

A companhia confirmou ainda que os entregadores de bicicleta terão aumento na taxa mínima que passará a R$ 7 e que desde janeiro estão “ajustando gradualmente” o limite de quilometragem nas entregas com ciclistas.

“Atualmente, as rotas estão padronizadas em até 4 km, embora, devido a características geográficas específicas, poucos casos ainda possam ultrapassar esse limite. Ainda assim, a medida tem contribuído de forma significativa para melhorar a experiência dos entregadores. Estamos monitorando de perto essa mudança, buscando sempre garantir que não haja restrições na oferta de entregas e que os ganhos sejam preservados”, concluiu na nota.

99Food

99Food

(divulgação)

Por sua vez, o 99Food anunciou a abertura para cadastros de restaurantes que desejam participar de sua plataforma de delivery. Para atrair os comerciantes em seu começo, a companhia oferecerá taxa zero de comissão e mensalidade por dois anos – a partir do cadastro que pode ser feito até 30 de junho.

A empresa também detalhou seu modelo de negócios que será baseado em:

  • Full service – a companhia cuida de todo o processo de entrega para o restaurante e cobra uma taxa fixa conforme a distância;
  • Marketplace – O restaurante faz parte do ecossistema da 99, mas a entrega é por conta própria do comerciante.

O cadastro pode ser feito por meio deste link.

Questionada por esta publicação sobre regiões que pretendem avançar e se já possuem uma base de restaurantes parceiros fechados, a empresa informou que sua previsão é iniciar as operações até o meio deste ano, de forma gradativa pelo Brasil. Sobre restaurantes, a 99Food reforçou que não há nenhuma base ou parceria confirmada, uma vez que o cadastro começou nesta terça-feira.

Vale lembrar, a 99Food foi lançada em novembro de 2019 e durou até janeiro de 2023, inclusive como app standalone. No meio de abril deste ano, a companhia anunciou o retorno com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin em conversa com Stephen Zhu, head global da DiDi’s International Business Group, a controladora da 99, 99Food e 99Pay.

Nesta nova empreitada, a plataforma de delivery vai funcionar exclusivamente no app da 99, em uma estratégia que busca utilizar a sua base de 55 milhões de usuários do app de mobilidade e da conta digital.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

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