O governo federal aproveita agenda fora do Brasil para sinalizar empresas de tecnologia sobre o plano nacional de data centers, que está em elaboração interministerial. Enquanto o recém-empossado ministro das Comunicações, Frederico Siqueira Filho, já fala sobre o tema em viagem na China, a Fazenda confirmou uma programação do ministro Fernando Haddad nos Estados Unidos que inclui visitas a representantes de empresas como NVIDIA, Google e Amazon, consideradas oportunidades para divulgar a expectativa de implementar um ambiente atrativo para investimentos no país.
A intenção de lançar um plano de data centers consta entre as prioridades do governo para este ano e a ideia de abordar as medidas durante a viagem foi anunciada por Haddad durante participação no evento J. Safra Macro Day nesta segunda-feira, 28. Na ocasião, ele reforçou a visão do governo de aproveitar as vantagens do país no setor, como a disponibilidade de fontes renováveis de energia e a presença de cabos submarinos.
“Nós contratamos 60% da nossa TI fora do país, o que significa não apenas remessa de dólares para fora, mas subinvestimento no Brasil. Isso não se explica, porque o Brasil é o país que detém as melhores vantagens competitivas em relação a data centers, sobretudo no que diz respeito ao cabeamento que já existe no Brasil, se você compara com nossos vizinhos […] Temos o melhor vento, a melhor insolação, podemos trazer para cá investimento em energia limpa, fazer os data centers do lado da energia limpa, com custo de transmissão baixíssimo, e eu acredito que o lançamento dessa política vai fazer esse investimento melhorar muito”, disse, em trecho transmitido pelo governo.
Neste ano, o assessor especial da Fazenda, Igor Marchesini, apresentou as linhas gerais da política em elaboração. A ideia é amenizar obstáculos tributários identificados pelo governo a partir de diálogo com investidores. O objetivo de aproveitar os recursos naturais disponíveis também é ressaltado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que vê a política de data center como parte do PBIA – Plano Brasileiro de Inteligência Artificial.
Conforme a agenda oficial, Haddad chega em Los Angeles no sábado, 3, e o primeiro compromisso público ocorre no domingo, 4, um jantar com investidores internacionais, oferecido pelo Milken Institute. O ministro participará de conferência global realizada pela organização na manhã de segunda-feira, 5, após uma reunião com Ruth Porat, CFO do Google.
Ainda na segunda, Haddad parte para o Vale do Silício e se encontra com o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, com visita às instalações da empresa. Na terça, 6, será a vez de se reunir com executivos da Amazon.
O itinerário fora do país se encerra na Cidade do México, na quarta-feira, 7, onde está prevista reunião com secretário da Fazenda e Crédito Público, Edgar Amador Zamorra. Na quinta, 8. Haddad estará de volta ao Brasil.
MCom na China
Na segunda-feira, 28, o MCom divulgou nota informando que o tema dos data centers foi abordado por Frederico Siqueira em reunião com executivos da Kwai, em Pequim. Na nota, ele afirma que o objetivo é “fortalecer o ambiente digital e criar parcerias”.
Siqueira compõe comitiva liderada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e que conta com outros representantes do governo, entre eles, membros da Petrobras, BNDES, e ministérios dos Transportes, Saúde, Minas e Energia e da Indústria e Comércio.