O governo federal instituiu nesta segunda-feira, 12, um Grupo de Trabalho com a finalidade de “operacionalizar a gestão” do PBIA – Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. O GT é vinculado ao Comitê Interministerial para a Transformação Digital (CITDigital), colegiado de assessoria à Presidência da República no acompanhamento de políticas públicas.

O GT terá as funções de monitorar a execução do PBIA, assim como organizar os trabalhos em planos e relatórios anuais. As atividades terão vigência de quatro anos.

A coordenação será do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e a composição contará com 14 membros no total, incluindo representantes do BNDES e da Finep, que são agentes financeiros do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), indicado como fonte de $ 12,7 bilhões previstos em financiamentos no plano. Atualmente, a liderança do governo no Congresso Nacional trabalha para liberar saldo acumulado e viabilizar os financiamentos. 

Além do MCTI e dos agentes financeiros do FNDCT, o GT de gestão do PBIA inclui representantes dos seguintes órgãos e colegiados:

  • Casa Civil;
  • Secom – Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República;
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
  • Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
  • EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial; e
  • dos ministérios:
    • da Fazenda;
    • da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos;
    • do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;
    • da Educação;
    • da Justiça e Segurança Pública;
    • das Comunicações; e
    • das Relações Exteriores.

Proposta de estrutura do PBIA

A proposta de PBIA apresentada ao governo no último ano contava com uma sugestão de estrutura de gestão para o plano baseado em três pilares: um Conselho Superior, um Comitê Executivo e Câmaras Temáticas. 

O GT do Plano de IA instituído no âmbito do CITDigital se aproxima das funções inicialmente previstas ao Comitê Executivo, que seria de gerir o PBIA, dar suporte a uma instância superior e supervisionar as Câmaras Temáticas.

O CITDigital já conta com um Comitê Executivo – com nomes designados em fevereiro – colegiado ao qual o GT do Plano de IA deve apresentar relatórios. O Comitê já instaurado também possui prerrogativa para criação de Câmaras Técnicas.

Atualmente, há três câmaras criadas por decreto no âmbito do CITDigital: de Transformação Digital do Estado, coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; de Economia Digital, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e de Cidadania Digital e Democracia, coordenada pela Casa Civil.

Questionado por Mobile Time, o MCTI informou que a designação do CITDigital substitui o modelo previsto inicialmente.

“Após o lançamento do PBIA, o próprio governo observou que as ações a serem executadas estavam em acordo com a proposta do CITDigital e a forma de governança ali colocada. Dessa maneira, em comum com o MCTI, a Casa Civil propôs a incorporação do acompanhamento do PBIA neste colegiado”, informa o órgão.

CITDigital

O CITDigital foi instituído em 2018, como parte de um Sistema Nacional para a Transformação Digital, vinculado ao então Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, reunindo outras pastas da área de indústria e economia, no contexto das discussões de atualização da Estratégia Brasileira de Transformação Digital à época. A mais recente reformulação do comitê, promovida em dezembro de 2024, colocou a liderança na alçada da Casa Civil, e acrescentou entre os integrantes o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Secom. 

 

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