| Mobile Time Latinoamérica | José Antonio Peña Merino, titular da Agência de Transformação Digital e Telecomunicações (ATDT), anunciou que o governo impulsionará a criação de um sistema de pagamentos digitais. O anúncio foi feito durante a 88ª Convenção Bancária, realizada em Nayarit, no México.
Merino detalhou que o órgão responsável pelo novo sistema de pagamentos digitais será a própria ATDT, entidade que assumirá as funções do extinto regulador Instituto Federal de Telecomunicações (IFT).
A decisão se baseia nas vantagens já conhecidas dos pagamentos digitais, como bancarização, comodidade, redução dos custos de transação, segurança, rastreabilidade, entre outras. No entanto, ele também destacou que não há evidências de que a adoção dos pagamentos digitais contribua para a redução da pobreza ou da desigualdade em um país.
Com isso em mente, Merino afirmou que tanto o governo quanto as empresas têm a tarefa de promover um mecanismo de pagamentos digitais no México que se desenvolva em paralelo a outros serviços financeiros e que amplie o acesso de todos os mexicanos ao sistema financeiro.
Sistema de pagamentos digitais terá cinco fases
O dirigente explicou que o sistema será implementado em cinco fases.
As duas primeiras fases visam ampliar as áreas com cobertura no país, já que, segundo Merino, atualmente há mais de 10 milhões de mexicanos vivendo em regiões sem cobertura devido à falta de infraestrutura de telecom. Além disso, outros 3 milhões vivem em áreas com cobertura, mas não têm recursos para contratar pacotes de dados.
Na terceira fase, será implementada uma identidade digital que permita aos cidadãos realizar trâmites com o governo, consultar documentos oficiais e acessar serviços públicos. Para isso, o governo lançará o Llave MX (Chave MX), um aplicativo onde os cidadãos poderão armazenar seus documentos pessoais, com o objetivo de facilitar os procedimentos burocráticos.
As duas fases finais estarão focadas na segurança. Serão incorporados mecanismos de autenticação com diferentes níveis de serviço. Além disso, espera-se que o aplicativo seja interoperável e sincronizado, permitindo a troca de informações entre diferentes sistemas.
A imagem principal foi criada por Mobile Time com inteligência artificial.