A TIM obteve 200 mil inscritos em um curso sobre ChatGPT com o seu serviço de educação, o Descomplica. Para Renato Ciuchini, vice-presidente de estratégia e transformação da operadora, o resultado dessa oferta mostra que a inteligência artificial generativa tem demanda entre os consumidores brasileiros.
Contudo, o executivo disse que há dúvidas sobre como a companhia entrará com ofertas de IA para a sua base. Um dos caminhos que o VP cita como viável é com os agentes que podem tangibilizar de uma forma massiva uma aplicação específica.
Enquanto não definem como se dará a oferta em IA, Ciuchini revelou durante o MobiXD, evento organizado por Mobile Time em São Paulo na última terça-feira, 20, que a TIM deve lançar em breve um novo curso sobre o tema. Mas o conteúdo será direcionado ao Google Gemini.
Outras operadoras

Marcio Carvalho, CMO da Claro (crédito: Galeria Marcos Mesquita/Mobile Time)
Importante dizer, as ofertas de IA generativa estão em curso ou estudo pelas operadoras. A Vivo oferece a seus clientes o Perplexity AI na versão Pro.
Assim como a TIM, Marcio Carvalho, CMO da Claro, afirmou que estão estudando o tema, pois requer definir o modelo de negócios ideal e o quanto uma tecnologia de IA generativa pode agregar para o seu usuário.
E, por sua vez, Algar utiliza o seu centro de desenvolvimento de IA em Curitiba para criar robôs que ajudem o mercado B2B.