O MDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional) anunciou nesta quinta-feira, 29, a expansão do sistema Defesa Civil Alerta para a Região Nordeste, com teste (demonstração) a ser realizado em junho.
Com o objetivo de familiarizar a população com a tecnologia, a simulação ocorrerá em 36 municípios, incluindo todas as capitais, no dia 14 de junho. Já o lançamento oficial ocorre no dia 18 de junho.
O que é o Defesa Civil Alerta
O Defesa Civil Alerta consiste em uma operação conjunta entre as operadoras de telecomunicações e o governo federal para o envio de notificação de emergência à população em áreas de risco iminente de eventos climáticos como alagamentos, deslizamentos e vendavais. Por meio da tecnologia Cell Broadcast, o comunicado se dá com efeito sonoro e mensagem de texto.
A ferramenta foi desenvolvida pela Anatel, em parceria com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres do MDR, lançada em agosto de 2024, e em expansão gradual. Atualmente, o Defesa Civil Alerta funciona nas regiões Sul e Sudeste.
Ainda de acordo com o governo, a iniciativa conta com 373 alertas já enviados — sendo 316 severos (que indica eventos de alta gravidade, mas com impactos localizados ou menos devastadores) e 57 extremos (e o nível mais alto de gravidade, que indica que um evento catastrófico é iminente ou está em andamento, e que possui alto potencial de causar danos generalizados).
O Defesa Civil Alerta venceu o voto popular na categoria Inovação Digital em Telco do Prêmio Seleção Mobile Time 2025.