O Grupo Trigo, dono das marcas Spoleto, Gurumê, Lebonton, China in Box e Gendai, possui 80% de sua receita obtida por meio de canais digitais. Antonio Moreira Leite, presidente da holding, explicou que o segredo para ter essa forte presença digital é uma estratégia baseada em dados e na omnicanalidade.
A companhia tem atualmente como pontos de contato digitais site próprio, app, totem e marketplace. Mas o executivo afirmou que “o fio que conecta” os canais é a captura de dados, como aqueles obtidos pelo programa de fidelidade do Spoleto.
“Nós estamos nas indústrias de hospitalidade, serviço e franquia. Preciso de eficiência operacional para atender mais clientes por hora. É fundamental mostrar para os franqueados que essas iniciativas (digitais) elevam o lifetime value (LTV), a recorrência e geram mais margem ao longo do tempo. E por fim não é sobre nenhum de nós, é sobre o que o cliente deseja”, disse Moreira Leite, durante o VTEX Day em São Paulo.
Por meio do programa, a companhia consegue identificar quem, quando e por que está comprando, mas principalmente os ingredientes. É o caso do Spoleto: a marca de comida italiana permitiu, a partir dos dados, criar um menu com pratos baseados nos pedidos dos clientes, menos custosos, mas que têm mais saída. Ainda no Spoleto, outro destaque é a aposta de uso de totens para atendimento. Em apenas uma unidade, no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, o uso desta tecnologia dobrou de 100 para 200 atendimentos por hora.
Outro destaque é o Gurumê (Android, iOS), o restaurante de comida japonesa tem 40% de sua receita no app próprio com delivery.