A Apple apresentou nesta segunda-feira, 9, a nova versão do seu sistema operacional. Batizado como iOS 26, o OS ganhou uma forte atualização que combina inteligência artificial e funções de mensageria e telefonia. Durante o WWDC 25, evento organizado pela companhia para desenvolvedores, a empresa trouxe três grandes novidades.
A primeira delas é um layout unificado que combina favoritos, recentes e voicemails em um único lugar. Em uma solução para chamadas de desconhecidos, a companhia apresentou o Call Screening, que pergunta para a pessoa não identificada que está ligando qual o motivo do contato e repassa a resposta em um card para um usuário decidir se atende ou não. Outra função é o assistente de espera (Hold Assist) que permite ao usuário não ficar na linha esperando por um atendente. Neste caso, o sistema notifica o usuário quando um agente está disponível para atender a ligação, ou seja, o sistema fica ouvindo a música da espera pelo consumidor.
No Mensagens, o usuário poderá traduzir conversa feita em tempo real. Essa funcionalidade também vale para ligações no FaceTime e no app telefônico. Também será possível, em uma conversa em grupo, pedir, enviar ou receber o Apple Cash para dividir uma conta, criar uma enquete no grupo com auxílio da Apple Intelligence e filtrar mensagens indesejadas das importantes.
Outras novidades do sistema operacional são:
- Criar imagens e Genmojis com o Image Playground;
- Uma visão mais compacta e com modo escuro ao conectar com o Apple CarPlay;
- Apple Music passa a ter um modo tradução de letra e de pronúncia, assim como o modo AutoMix para mudar de uma música para a outra, como um DJ;
- Apple Maps recebe a opção lugares visitados para o usuário lembrar por onde passou e passa a memorizar a rota favorita do usuário;
- Carteira da Apple passa a ter atualização em tempo real do Live Activities de voos, além de trazer o mapa do aeroporto e onde está a mala;
- E a empresa lança um app dedicado a games, o Apple Games, que sincroniza em um único lugar os jogos, atividade online e a possibilidade de jogar online e competir com amigos.
Ecossistema de OS da Apple
Entre as atualizações do iPadOS 26, as principais novidades são mais voltadas à produtividade. Como melhorar a qualidade de áudio de estúdio para gravações com fones da Apple; selecionar qual microfone quer usar (externo ou do telefone, por exemplo); e colocar redução de ruído. E ao rodar uma tarefa que demanda tempo, o Live Activities mostrará quanto tempo ela vai demorar e a porcentagem do que já completou.
No tvOS, embora não seja tão mobile, o sistema operacional traz duas funcionalidades que sincronizam com o iOS: o Sing-in Apple Music, uma espécie de karaokê que reproduz a música com a letra em uma TV e o usuário pode cantar usando o iPhone como microfone; e uma interação via FaceTime, como Contact Posters, com imagem e nome personalizados da pessoa de contato e Live Captions que permite uso de legendas ao vivo para ligações em francês, alemão, japonês, mandarim e espanhol, além do inglês.
No novo MacOS 26, Tahoe, o usuário pode ver as Live Activities na tela do computador, como as informações de um pedido feito no Uber Eats. E o app de telefone no Mac passa a ter funcionalidades similares às do aplicativo do iPhone.
Design e novos nomes

Ecossistema operacional da Apple unificado (reprodução: Apple/YouTube)
Importante dizer, a fabricante sintetizou e unificou o seu portfólio de sistemas operacionais e a partir da próxima atualização terão o ‘26’ como numeral. Ou seja, o próximo iOS será o iOS 26, assim como watchOS 26, iPadOS 26, tvOS 26 e o macOS 26, que ganhou o nome Tahoe, em referência ao lago na região da divisa entre Califórnia e Nevada, nos Estados Unidos.
Além disso, Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da empresa, afirmou que a empresa fez a maior mudança em seu design desde o iOS 7, uma vez que avançou bem em seu software e hardware desde então.
De acordo com Allan Dye, vice-presidente de interação humana da Apple, o novo design traz mais consistência às plataformas da companhia. No design, por exemplo, a empresa lançou o liquid glass, um novo formato que simula as qualidades óticas do vidro e torna mais vivo o uso do OS, ao reagir aos movimentos. Em um exemplo, a tela de fundo passa a ter a possibilidade de ter imagens com efeitos em 3D.
A Apple adiciona ainda o modo clear, que deixa os apps e o design do sistema translúcido.
Tim Cook, CEO da Apple, informou que os sistemas operacionais e APIs estão disponíveis a partir desta segunda-feira para desenvolvedores. A versão beta dos OSs chega aos usuários em julho e a versão pública chega no fim do terceiro trimestre – outono nos EUA.
Imagem principal: Darin Adler, vice-presidente de tecnologias de Internet na Apple (reprodução: Apple/Youtube)