A Disney e a NBC Universal entraram com uma ação em conjunto contra a plataforma de geração de imagens com inteligência artificial Midjourney nos Estados Unidos. De acordo com documento obtido pela Variety, o processo foi apresentado na Corte Distrital Central da Califórnia na última quarta-feira, 11.
As companhias acusam a startup de IA de infringir de forma direta e secundária a lei de direitos autorais norte-americana, uma vez que o serviço gera milhares de imagens das requerentes que são pedidas por seus usuários. Porém, as imagens geradas têm proteção autoral. Por isso, as empresas pedem compensação financeira.
Vale lembrar, a Disney tem em seu portfólio de propriedades intelectuais (IPs) filmes e desenhos da Marvel, Fox, Lucas Film e do seu estúdio homônimo. A NBC Universal tem as IPs da Dreamworks e próprias. Inclusive, o processo de 143 páginas tem imagens anexadas de personagens como ‘Darth Vader’ e ‘Shrek’ que foram geradas com o Midjourney.
Cinema x Midjourney e outros
Na prática, a ação dos dois conglomerados contra a plataforma de IA é a primeira envolvendo propriedades do cinema e acontece basicamente um ano após o começo da greve de atores e roteiristas de Hollywood contra o uso de inteligência artificial na indústria cinematográfica.
Importante recordar que esta não é a única ação do gênero. O jornal The New York Times está processando a OpenAI por razões similares. E a atriz Scarlett Johansson abriu uma ação contra a OpenAI por um suposto uso de sua voz sem seu consentimento.
Ainda assim, a IA também começa a ser usada pela indústria de entretenimento, como apresentando em matéria recente do site The Wrap que cita em especial Apple e Amazon Studios.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA