[Correção em 1 de julho de 2025, às 23h15]: A Meta reduziu os preços de mensagens de utilidade e de autenticação, em anúncio feito nesta terça-feira, 1.
- Mensagem de utilidade passa de US$ 0,008 para US$ 0,0068, (-15%);
- Mensagem de autenticação baixa de US$ 0,0315 também para US$ 0,0068 (-78%)
- Mensagem de marketing continua em US$ 0,0625.
Os preços podem ficar ainda menores de acordo com o volume, avisa a Meta.
A tabela completa com os preços aplicados por países pode ser acessada neste link e informações adicionais sobre as mudanças, nesta página, ambas em inglês.
Vale destacar que a Meta deixou de cobrar por sessão de conversa. A cobrança passa a ser apenas por mensagem modelo (template) efetivamente entregue. Se a conversa é iniciada pelo usuário através de um anúncio de “click to WhatsApp” ou um call to action em uma página no Facebook, todas as mensagens são gratuitas, inclusive aquelas de template, em um intervalo de 72 horas.
“A esta altura, você já deve ter ouvido que estamos ajustando nossos preços para que funcionem melhor para o seu negócio. O objetivo dessas atualizações é incentivar excelentes experiências de mensagens para seus clientes, ao mesmo tempo em que proporcionam previsibilidade para os negócios”, disse a vice-presidente de mensagens comerciais da companhia, Nikila Srinivan, durante o evento Meta Conversations.
“Como sempre, continuaremos aprendendo e nos adaptando para encontrar o ponto ideal quando se trata dos resultados financeiros do seu negócio. Também temos algumas maneiras novas e poderosas para que pessoas e empresas possam fazer mais coisas diretamente no chat”, completou.
Novas ferramentas no WhatsApp

Apresentando a estratégia e novos produtos de mensageria para empresas, Nikila Srinivan, VP de mensagens comerciais da Meta (reprodução: Meta Conversations)
Focando em três frentes, construir sua presença com base em mensagens, criar experiências agradáveis e envolventes e conectar empresas com clientes, a Meta apresentou soluções que facilitam o dia a dia do relacionamento entre empresas e clientes, como:
- A expansão do selo Meta Verified em mais lugares, com verificação empresarial conduzida por parceiros, e colocar o WhatsApp na busca do Google e no Google Maps;
- Usar WhatsApp Business app e o WhatsApp Business Platform ao mesmo tempo;
- Enviar mensagens facilmente com a API Direct Send, sem a necessidade de um modelo pré-aprovado;
- Integração com Shopify e VTEX para receber no WhatsApp atualização de pedido de compra em e-commerce;
- Login de autenticação único que antes estava disponível para Android, agora chega ao iOS;
- E jornada multi mensagens, ou seja, a empresa pode enviar a atualização de um pedido do e-commerce e enviar uma mensagem de publicidade para vender mais;
- Visualização do site da empresa no WhatsApp.
- Live Shopping no Messenger vai direcionar para o link para finalizar a compra.
A Meta também trouxe novidades em pagamentos para Brasil e Índia. No Brasil, os pagadores podem ter o código Pix preenchido automaticamente ao escolher o banco favorito para pagamentos. Na Índia, as empresas poderão enviar links de pagamento e conversar pelo WhatsApp para abrir diretamente o fluxo de pagamento, sem necessidade de integração.
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Alice Newton-Rex, VP de head de produtos do WhatsApp, e os anúncios publicitários no update (reprodução: Meta Conversations)
A companhia trouxe ainda novidades em anúncios. A vice-presidente e head de produtos do WhatsApp, Alice Newton-Rex, reforçou que a recente estratégia de trazer anúncios para o app de mensageria será apenas nas abas de updates, status e canais.
“Usaremos informações limitadas para mostrar anúncios às pessoas, como a cidade ou o país em que estão, os canais que estão seguindo e como interagem com os anúncios que veem. Definitivamente não são mensagens pessoais, chamadas ou grupos de pessoas. Essas coisas estão fora dos limites”, disse Newton-Rex.
Outras novidades em publicidade envolvem:
- Anúncios de mensagens de destino automático para WhatsApp, Instagram Direct ou Messenger;
- Melhoria no desempenho de anúncios para empresas por meio de otimização e insights;
- Empresas que usam mensagens de marketing no Messenger podem iniciar conversas com clientes interessados em um único momento, como forma de se manterem em evidência.
Imagem principal: Nikila Srinivan, VP de mensagens comerciais da Meta e a nova política de preços da companhia (reprodução: Meta Conversations)