O Brasil chegou a 1.507 cidades com 5G, segundo informações compartilhadas pelo Ministério das Comunicações (MCom) nesta quarta-feira, 2. Citando dados da Conexis, o MCom diz ainda que 70% da população brasileira está coberta com a rede celular de quinta geração.
No comunicado enviado à imprensa, a pasta reforçou que a implementação do 5G nos últimos três anos está ligada diretamente aos esforços promovidos em conjunto com a Anatel e ações, como:
- Liberação de linhas de crédito para implementação da rede por meio do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), sendo que foram contratados R$ 2,5 bilhões com recursos do fundo e R$ 2 bilhões viabilizados via BNDES;
- Atualização regulatória da lei das antenas que chegou a 1 mil cidades em maio deste ano.
Importante lembrar, o leilão das frequências do 5G ocorreu em novembro de 2021. Em julho de 2022, as operadoras TIM, Claro e Vivo lançaram comercialmente suas redes de quinta geração em Brasília.

De acordo com dados da Anatel do mês de maio, o Brasil possui 47,2 milhões de acessos 5G. Por operadora, a Vivo lidera com 19 milhões de acessos, 41% de market share, seguida por Claro, com 16 milhões (34%), e TIM, com 11 milhões (24,5%). A Unifique tem 157 mil acessos, 0,3% de fatia de mercado, e a Brisanet tem 66,7 mil acessos, 0,1% do total.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA