As vendas de smartphones com 5G cresceram 113% no primeiro semestre de 2023 na comparação com o mesmo período do ano passado, no Brasil. De acordo com levantamento da GfK, o motivo está na ampliação da disponibilidade da rede móvel de quinta geração que, com isso, gera interesse dos consumidores em adquirir um modelo de celular mais atual. A empresa de pesquisa de mercado prevê que até o primeiro trimestre de 2024, as vendas de aparelhos com 5G devem alcançar as de dispositivos 4G.

Outro ponto que favorece é o investimento das fabricantes em fornecer smartphones com preços mais acessíveis. Há um ano, quando a primeira rede móvel 5G foi habilitada no País, havia cerca de 54 modelos de aparelhos disponíveis. Naquele momento, o custo de um celular era de cerca de R$ 3,5 mil e as vendas subiram em 230% naquele primeiro semestre.

Reprodução: GfK

Atualmente, há opções abaixo de R$ 2,5 mil e a rede está em franca expansão. Há cerca de um mês, o 5G estava ativo em 184 municípios do País e havia 10,1 milhões de usuários da rede de quinta geração. E, se o recorte for liberação da faixa para as operadoras habilitarem o 5G, são 1.712 cidades habilitadas para a faixa 3,5 GHz, o que representa 145 milhões de habitantes.