O Bradesco (Android, iOS) passa a permitir transferências Pix por comando de voz ou mensagem de texto diretamente no WhatsApp, com o suporte da BIA, a inteligência artificial generativa do banco. Com a ferramenta, não é necessário acessar o aplicativo para pagamentos por esta modalidade.
A nova tecnologia interpreta a linguagem natural, mesmo quando o cliente não menciona a palavra “Pix”, e identifica o contato desejado, confirma e efetiva a transação, e, então, envia o comprovante, por meio do WhatsApp da BIA e limitado ao valor de R$ 300 por transação.
A funcionalidade está sendo testada por 1 mil clientes, em grupos selecionados “family & friends”, e será expandido a toda a base até o fim do ano. A ideia é integrar a solução a outros canais digitais do banco.
Como funciona no Bradesco
Para ativar a funcionalidade, o cliente deve autorizar no app do banco o uso do WhatsApp para transações com autenticação (opt-in) e habilitar o módulo de autenticação para uso do canal.
A IA BIA foi lançada em 2017 e já responde por mais de 90% de resolutividade nos canais digitais. Ela está disponível para mais de 20 milhões de clientes que utilizam o app do Banco. Além do uso em transações, a IA generativa também está sendo incorporada às operações internas, como o atendimento em call centers e disponível para todos os funcionários do Banco.
A BIA também atua como ferramenta de apoio aos operadores, gerando respostas em tempo real e contribuindo para reduções significativas no tempo médio de atendimento (TMA). Segundo o Bradesco, em breve, o sistema contará com transcrição automática de chamadas, oferecendo soluções mais rápidas e precisas aos clientes.