A acessibilidade e a confiabilidade de aplicativos de transporte podem levar à inclusão de 390 mil mulheres no mercado de trabalho no setor até 2029 no Brasil. A previsão é de uma pesquisa da Uber divulgada nesta quarta-feira, 16, feita em parceria com a Oxford Economics. Os dados apontam que se deslocar por meio desta modalidade pode ajudar a incrementar a presença feminina no mercado de trabalho.
O estudo foi feito nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e, segundo o aplicativo, os dados ressaltam a segurança e eficiência da mobilidade urbana. Isto porque a pesquisa aponta que a segurança é um fator decisivo para 73% das mulheres ao escolherem seu meio de transporte.
Além disso, 82% das mulheres entrevistadas consideram o transporte por aplicativo uma opção segura para seus deslocamentos profissionais, o que é muito representativo, uma vez que 89% das usuárias frequentes levam mais de 30 minutos para chegar ao trabalho e 37% ultrapassam uma hora.
Outro ponto é que a flexibilidade e a confiabilidade dos apps permitem que 74% das mulheres relatem maior independência e autonomia em suas rotinas.
A pesquisa também aponta que mulheres no Brasil têm menor flexibilidade de deslocamento para o trabalho: enquanto 49% dos homens afirmam que encontrariam outras formas de ir ao trabalho caso o serviço de transporte por aplicativo não estivesse disponível, o mesmo vale dizem apenas 32% das mulheres.
De acordo com o estudo, 62% das mulheres declararam usar transporte por aplicativo para lazer; 57%, para fins relacionados ao trabalho; 52%, para viajar sozinhas; 46%, para ir a compromissos; e 42%, para viajar à noite.
A Oxford Economics afirma que alguns dos possíveis benefícios econômicos deste cenário é um aumento de 3,5% a 4,9% do número de mulheres no mercado de trabalho e um incremento de 1,5% a 2,1% da economia das cidades, impulsionado pela inclusão da mão de obra feminina no mercado de trabalho.