OpenAI e o governo britânico assinaram um memorando de entendimento (MOU, na sigla em inglês) para usar grandes modelos de linguagem em diferentes áreas da administração pública. A ideia é identificar as oportunidades, mas também ajudar servidores públicos a trabalharem de maneira mais eficiente, além de facilitar o cidadão a acessar os serviços públicos.

As partes também se comprometem a desenvolver soluções de IA “para os desafios mais complexos do Reino Unido, em áreas como justiça, defesa e segurança, e tecnologia educacional”, além de formar parcerias “para ampliar o engajamento público com a tecnologia de IA”.

Vale dizer que a empresa de Sam Altman já fornece sua tecnologia para alimentar um chatbot de IA voltado a ajudar pequenas empresas a acessarem informações e suporte nos sites do governo britânico. A tecnologia também está por trás de algumas das funcionalidades do Humphrey, o assistente virtual de IA da administração pública da Inglaterra, que busca agilizar o trabalho dos funcionários públicos.

Além da OpenAI, a parceria com Google

E, em paralelo, a OpenAI anunciou que planeja expandir suas operações no Reino Unido. Atualmente, a empresa conta com mais de 100 funcionários.

O anúncio do MOU ocorre após um acordo semelhante entre o governo do Reino Unido e a Google. Neste caso, o acordo envolve o Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia e o Google DeepMind. A inteligência artificial vai colaborar com especialistas técnicos do governo para apoiá-los “na adoção e disseminação de novas tecnologias emergentes, promovendo ganhos de eficiência no setor público, inclusive acelerando descobertas científicas”.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!