O TikTok (Android, iOS) aposta na relação de seus criadores de conteúdos com as marcas para incrementar as vendas de sua vertical de comércio eletrônico, o TikTok Shop. De acordo com Eric Chien, head de fashion na plataforma, o Shop é uma nova forma de fazer e-commerce no Brasil.

Durante palestra no Fórum e-commerce Brasil 2025, o executivo disse que o intuito da plataforma é ajudar marcas a criarem a girarem a intenção de compra através de conteúdo, facilitando a descoberta dos seus produtos.

Ao mesmo tempo explicou que o TikTok é um lugar de “diversão e imersão”, ao trazer a experiência de um shopping offline com “amigos no mundo digital”. E as marcas podem capitalizar o potencial dos criadores e usar a linguagem da plataforma para venderem seus produtos.

Segundo Gustavo Mondo, head de home & living no TikTok, isso acontece porque os criadores de conteúdo são a base para a construção de confiança e credibilidade dentro das comunidades da plataforma. O executivo citou uma pesquisa interna da empresa que revela:

  • 68% dos usuários do TikTok acreditam que os criadores são próximos deles;
  • 3 em 4 usuários da plataforma creem que os criadores têm credibilidade;
  • 71% acreditam que os criadores de conteúdo têm autenticidade.

No seu e-commerce, o TikTok une marcas aos criadores de conteúdo por meio de programa de afiliado que é baseado em pagamento de comissões, ou seja, quanto mais venda com vídeo engajado, mais o influenciador ganha. Esse programa tem duas modalidades:

  1. Colaboração aberta, uma opção para todos os criadores qualificados com comissão personalizada para cada produto;
  2. Comissão direcionada, um programa para criadores selecionados pela marca para promover seus produtos e gerar mais vendas.

Nele, os influenciadores podem fazer transmissões ao vivo com o produto, colaborar diretamente com as empresas, oferecerem campanhas e promoções.

Exemplos de resultados da TikTok Shop

Entre marcas que usam o TikTok Shop, Mondo citou a empresa de produtos de limpeza e fragrâncias, Coala. Em uma semana, a marca teve o seguinte resultado:

  • 842 criadores de conteúdo participaram;
  • 688 vídeos foram criados;
  • 733 horas de lives foram geradas;
  • 25% das vendas da Coala ficaram concentradas ao TikTok Shop.

O executivo também contou que três vídeos com influenciadores digitais geraram mais de R$ 50 mil de vendas em alguns poucos segundos.

Lançado em maio deste ano, o TikTok Shop tem checkout nativo com pagamento em cartão de débito, boleto, pix e cartão de crédito, integração com plataformas de e-commerce como Shopify e Tray, assim como logística da compra até a entrega.

Com produtos de beleza, saúde, moda, casa e decoração, eletrônicos e esportes, a plataforma deve adicionar mais categorias em breve, completou Chien.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!