Descontinuado pela Apple em maio de 2022, o iPod é um dos maiores e mais bem-sucedidos lançamentos da marca. O produto era majoritariamente o desejo na década de 2000 dos amantes de música. Pioneiro, o iPod iria inspirar uma variedade imensa de devices de função parecida no mercado, mas nenhum conseguiu capturar o mesmo sucesso.

A Apple estima ter vendido 450 milhões de iPods de 2001 até 2022 e, entre os descontinuados da marca, é um dos produtos que viveu por mais tempo. Nas evoluções de modelo, o aparelho foi ganhando outras possibilidades, como a de armazenamento e visualização de vídeos e fotos e até mesmo acesso à internet. Sendo um dos carros chefes de vendas, o iPod foi derrubado pelos iPhones ao longo da década de 2010.

A ficção explica o nascimento do iPod

Tocadores de MP3 existiam no exterior desde a metade dos anos 1990, mas, nas palavras do criador Steve Jobs eram “grandes e pesados ou pequenos e inúteis” e com a interface de usuário “inacreditavelmente péssima”. A lenda urbana – sustentada pela cinebiografia dirigida por Danny Boyle, de 2015, com Michael Fassbender no papel título (Steve Jobs) – é de que o iPod foi criado para que a filha Lisa Brennan-Jobs pudesse armazenar e ouvir suas músicas de uma forma mais otimizada que o walkman desajeitado que ela usava.

Uma das fraquezas apuradas pela equipe da Apple era que os aparelhos de MP3 saíam perdendo na relação capacidade e portabilidade. Isto é, tocadores de memória flash não tinham capacidade para muitas músicas, enquanto modelos com disco rígido eram grandes e pesados. Assim, a equipe na empresa decidiu começar do zero.

O chefe de engenharia de hardware, Jon Rubinstein, recrutou Tony Fadell, que já tinha trabalhado na General Magic e na Phillips. O executivo também tinha uma ideia para uma empresa futura envolvendo um novo e melhor MP3 player com um uma loja de música complementar (hello, iTunes!). A visão de Fadell era tão abstrata na virada de 1990 para 2000 que a ideia já havia sido recusada por RealNetworks, Sony e Philips.

Rubinstein, por sua vez, já havia descoberto o disco rígido da Toshiba em uma reunião com um fornecedor da Apple no Japão, cujos direitos ele garantiu para a empresa. Ele também tinha feito progresso no desenvolvimento de elementos de hardware chave para o iPod, como tela e bateria. Ele foi contratado como desenvolvedor independente para este projeto, que recebeu o codinome project P-68.

Com envolvimento dos funcionários na linha iMac, Fadell contratou engenheiros da sua startup, Fuse, e engenheiros veteranos da General Magic e Philips. Em oito meses, o time, em parceria com a Portal Player, que entrou com o design do software, o protótipo do iPod OS, estava pronto.

protótipo do iPod

Protótipo do iPod. Foto: divulgação

Novamente, a lenda urbana diz que Jobs jogou o protótipo dentro de um aquário, na frente dos engenheiros, para demonstrar, por meio das bolhas que saíam do aparelho, que o design tinha espaço interno não usado.

A Apple contratou outra empresa, Pixo, para dar um tapa no design e implementar a interface do usuário, sob supervisão direta de Jobs. A invenção do nome veio por um copywriter freelancer, Vinnie Chieco, contratado para bolar o lançamento do produto. Quando ele viu, ele lembrou de uma fala do clássico 2001: Uma Odisseia no Espaço, de 1968: “Open the pod bay doors, Hal” (Abra as portas do Pod Bay, Hal). A ideia era ligar o iPod ao pod da espaçonave no filme, como se o iPod fosse um pequeno “pedaço” dos demais produtos da Apple, como um companheiro musical aos computadores da marca.

O “Walkman do Século 21”, como foi chamado pelos desenvolvedores da Apple, foi desenvolvido em menos de um ano e revelado no dia 23 de outubro de 2001, anunciado por Jobs como um produto compatível com o Mac, com 5 GB de disco rígido, capacidade de colocar “mil músicas em seu bolso”.

O iPod, como o Museu Móvel já mostrou, foi um dos principais responsáveis pela revolução causada pelo streaming de música e gerou uma revolta na indústria fonográfica. Além disso, a Apple passaria os anos seguintes refinando seu “caçula”, aumentando a capacidade, o design, até incorporar a grande invenção em outros lançamentos. Mas essa parte da história fica para a próxima semana.

 

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