A Meta informou nesta terça-feira, 6, que está trabalhando para começar a identificar e rotular as imagens geradas por inteligência artificial (IA) que forem publicadas pelos usuários em suas redes sociais, como  Facebook, Instagram e Threads, nos próximos meses. A novidade foi anunciada pelo presidente de assuntos globais da Meta, Nick Clegg.

“Estamos desenvolvendo esse recurso agora e, nos próximos meses, começaremos a aplicar rótulos em todos os idiomas possíveis em cada aplicativo. Seguiremos esta abordagem durante este próximo ano, quando haverá uma série de eleições [como a dos Estados Unidos] importantes em todo o mundo”, afirma.

O objetivo da big tech é adicionar a identificação “gerado por IA” em conteúdos – fotos, vídeos e áudios artificiais – criados com ferramentas de outras empresas, como o Google, OpenAI, Microsoft, Adobe, Midjourney ou Shutterstock. A empresa já identifica imagens feitas por robôs com a ajuda de sua própria ferramenta, Meta IA, lançada em dezembro do último ano.

Segundo Clegg, existe uma confusão em relação à diferença entre o conteúdo humano e o sintético, em que os usuários gostariam de saber identificar onde está a fronteira entre cada um. Embora ele acredite que o desenvolvimento deste novo recurso não vai eliminar totalmente o risco de criações de imagens falsas, “certamente minimizará” sua disseminação “dentro dos limites do que a tecnologia permite atualmente”.