O portal de notícias esportivas Lance! registra atualmente 90% da sua audiência proveniente de dispositivos móveis, informa a empresa em primeira mão para o Mobile Time. Um ano atrás, a proporção girava entre 80% e 85%.
“Isso acontece em função do hábito de usar o celular como segunda tela para interação com grupos de amigos e torcedores. Além disso, no Brasil, fora dos grandes centros urbanos com mais poder aquisitivo, em lugares remotos, o celular é o único dispositivo que a pessoa tem”, comenta Luiz Cruz, CTO do Lance!, em conversa com Mobile Time.
O portal também conta com presença em redes sociais, como Facebook e TikTok, canal no YouTube, um aplicativo móvel para torcedores que vão a estádios, chamado Arquiba, e canais no WhatsApp – o mais popular é o do Corinthians, com 189 mil seguidores. Somando todos os seus pontos de contato digitais, o Lance! impacta em média 25 milhões de pessoas diferentes por mês, estima a empresa.
Em uma nova frente de negócios, lançou este ano um clube de benefícios chamado Sócio Lance!, que dá descontos em lojas parceiras e que em breve deve ser integrado com o app Arquiba.
Google, IA e novas editorias
As recentes mudanças nos mecanismos do Google de indicação de notícias (Discover) e os resultados de buscas com resumos feitos por inteligência artificial têm impactado a audiência de veículos de notícias no mundo inteiro. Não é diferente no Lance!, mas o portal esportivo tem conseguido contrabalançar isso com a ampliação da sua cobertura para outros esportes, como F1 e tênis, e para modalidades femininas – entre 15% e 20% da sua audiência é composta de mulheres. Além disso, houve um aumento de 20% a 25% da audiência durante a copa do mundo de clubes, relata Cruz.
Lance! com streaming
O Lance! começou recentemente a experimentar a transmissão de jogos de futebol em seu canal no YouTube, inicialmente com partidas na Europa, mas estuda oportunidades de compra de direitos de transmissão de algum campeonato nacional.
“Gostaríamos muito de transmitir jogos do Brasil. Isso está em discussão. Estamos avaliando preços de direitos de diversos campeonatos. É um dos nossos objetivos de longo prazo: ter o direito de transmissão de algum campeonato inteiro”, revela.
A ilustração no topo foi produzida por Mobile Time com IA