A Serasa Experian lançou seu agente de inteligência artificial no WhatsApp. O bot é voltado para micro, pequenas e médias empresas (PMEs) e permite que o app de mensageria auxilie o empreendedor em sua jornada de vendas a prazo, oferecendo desde a análise de crédito à iniciação de pagamento.
Lançado nesta quarta-feira, 20, o Agente Serasa Empresas oferece:
– consultar condições de crédito de seus clientes, incluindo seu score;
– receber recomendação das condições de venda mais adequadas, como limite de parcelas, risco de inadimplência e limite de crédito recomendado. A ideia é reduzir o risco de inadimplência e tornar o processo mais simples, sem que o empreendedor precise ter conhecimento prévio;
– fazer a iniciação de pagamento via Pix, inclusive com agendamento das futuras parcelas, e acompanhamento em tempo real do status da transação via open finance. Neste caso, a Serasa Experian oferece a funcionalidade por meio de parceria. Nela, o agente entra em contato com o cliente para acelerar a aprovação do pagamento pelo WhatsApp, de modo a fechar a venda mais rapidamente.
Serasa Experian: o futuro do agente de IA
Atualmente, o Agente Serasa Empresas emite e registra os meios de pagamento com iniciação Pix. Em breve, vai registrar duplicata eletrônica, vai atrás do consentimento para o open finance dos clientes compradores e vai atuar no controle automatizado dos lembretes e dos recebimentos, podendo, inclusive, chegar à negativação.
A solução é fruto de parceria com a Delend, fintech especializada em infraestrutura agêntica com IA e open finance, e foi viabilizada com o apoio do Google for Startups Cloud Program e da AWS, por meio de créditos em computação de nuvem.