A Vivo anunciou nesta sexta-feira, 5, uma parceria com a Serasa Experian para o lançamento do serviço Vivo Alerta CPF, que notifica o consumidor por meio de SMS sempre que seu número de CPF for consultado por empresa ou instituição. A ideia é que o usuário da operadora possa não apenas ter ciência da consulta, mas saber se seu número está sendo usado por criminosos para obter crédito para praticar fraudes.

Isso porque o serviço permite o acesso a um site exclusivo para assinantes para o gerenciamento das consultas ao CPF. Nesse portal, é possível obter relatório completo da situação do número de cadastro, pendências financeiras, débitos quitados, participação societária e nome das empresas que consultaram o documento do consumidor na base de dados da Serasa Experian.

O serviço é exclusivo para a base de clientes da operadora e traz ainda dicas de prevenção a fraudes. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor, em julho houve 181 mil tentativas de fraude no País. Para contratar o Vivo Alerta CPF é preciso enviar mensagem com a palavra CPF para o número 7728. A primeira semana é grátis, depois o valor da mensalidade é de R$ 4,99, cobrado na fatura do pós-pago ou debitado no saldo do pré-pago.