A CRMBonus está em fase de testes de um novo produto, o PresenteIA. Durante painel do WhatsApp Business Summit, que aconteceu em formato híbrido em São Paulo, nesta quinta-feira, 28, Arthur Blaj, VP de estratégia e crescimento da CRMBonus, explicou que a solução é um assistente conversacional que funciona totalmente no app de mensageria e é capaz de sugerir presentes, completar a compra e ainda realizar a entrega.

A proposta do novo produto é ajudar o usuário da ferramenta a lembrar dos aniversários e a acelerar o processo de escolha e entrega de presentes. Para isso, o PresenteIA é uma inteligência artificial conversacional que oferece um marketplace dentro do WhatsApp para o usuário escolher um presente para uma pessoa.

Blaj aposta no sucesso do novo produto porque os números da CRMBonus são expressivos: 100 milhões de brasileiros já receberam um bônus da CRMBonus. “Isso quer dizer que a gente entende na prática o comportamento de consumo das pessoas”, resumiu.

A startup tem parcerias com mais de 300 PDVs, ERPs e plataformas de e-commerce. “A gente, de fato, consegue ter insights de comportamento de consumo de um número muito grande de pessoas. E foi a partir de um insight do que a gente poderia fazer com esse tipo de inteligência que surgiu o PresenteIA”, contou.

Como funciona o PresenteIA

O usuário deve entrar no WhatsApp e chamar o PresenteIA. Em seguida, será pedido o compartilhamento de contatos os quais a pessoa gostaria de lembrar de presentear. “A primeira funcionalidade do PresenteIA, super lúdica, é que a gente consegue adivinhar o aniversário dos seus contatos”, brincou Blaj.

Ao selecionar, o PresenteIA mostra as datas dos aniversários.  Em seguida, a IA pergunta se quer presentear e, em caso positivo, o assistente pergunta se o item deve ser enviado para a casa do aniversariante ou para a casa de quem está fazendo a compra. Isso vai fazer diferença porque a geolocalização vai impactar na recomendação de itens que o algoritmo fará em seguida.

Depois, ele oferece uma sugestão de presente, levando em consideração o perfil de consumo tanto do presenteado quanto o perfil de compras no varejo de quem oferece o mimo. Uma vez escolhido o presente, a ferramenta sugere uma mensagem para ser enviada, por texto ou áudio.

Vale dizer que caso a escolha seja o endereço do aniversariante, ele não é compartilhado com quem presenteia. “O presente vai chegar na casa como mágica”, brinca Blaj.

No fim do processo, o PresenteIA envia uma mensagem para a pessoa que vai receber o produto avisando do envio de um presente. Junto com esta mensagem, um card com o texto da pessoa que enviou o item além de um botão de confirmação do endereço.

As soluções utilizadas

Entre as funcionalidades do WhatApp que o assistente virtual da CRMBonus usa estão Flows  e os templates de carrossel. Já entre as ferramentas desenvolvidas pela startup estão: controle de recomendação, que usa inteligência de consumo de mais de 100 milhões de pessoas para recomendar um presente; LLMs diferentes com interpretação de áudios e textos para que ele seja “ultraconversacional, fácil e inteligente”; agenda, para colocar os contatos de lembretes; experiência de pagamento “simples e rápida”.

Potencial do produto e futuros incrementos

“A gente acredita que esse produto é transformacional, que é um novo canal de vendas e que pode fazer no mercado de presentes algo que o iFood fez nos restaurantes. Ele não tem potencial de aumentar o mercado, mas será um canal importante e, quem não fizer parte, pode crescer menos do que quem fizer”, resume Blaj.

Está no roadmap do PresenteIA ter a funcionalidade “turbo”. Por meio de parceria com o iFood, a ideia é entregar o presente entre 2 ou 3 horas, no mesmo dia da compra.

Outra solução que deverá funcionar em breve é a construção de um portal dedicado a empresas que queiram presentear em campanhas de incentivo ou de engajamento em grande escala.

O PresenteIA está restrito a um grupo de friends and family e ainda não tem previsão de lançamento.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!