Um estudo do Google com a Offewise revela que a maioria dos brasileiros (89%) já conhece a Black Friday e que dois terços dos consumidores (67%) já fizeram compras na data de promoções que antecede o Natal e as comemorações de final de ano.
Feita com 2 mil brasileiros no mês de julho, a pesquisa informa que seis em dez brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday, que acontece no próximo dia 28 de novembro, e quase metade dos brasileiros (48%) já sabe o que pretende comprar.
Entre esses consumidores, 54% guardam dinheiro especificamente para a data e 83% deles começam a economizar um mês antes. Na visão do Google, os brasileiros usam a Black Friday para fazer compras de alto valor.
Não à toa, 48% dos brasileiros veem a data promocional como a única oportunidade que justifica a compra de bens duráveis e itens de alto valor.
Google e IA

Nathalia Camargo, diretora de commerce do Google Brasil (divulgação)
Para marcas e empresas, o Google acredita que a Black Friday traz uma boa chance de uso da sua inteligência artificial para alcançar os consumidores. Entre os exemplos de casos de uso de IA estão:
- A Latam usou o modelo de criação de vídeo Veo3 em campanha, o que gerou um aumento de 47% nas buscas por passagens;
- O Mercado Livre usou o AI Max (conjunto de soluções de IA para segmentação e criação) em campanhas no buscador do Google, aumentando em 11% as vendas adicionais e em 7% o ROI;
- As Casas Bahia ativaram promoções com cupons no Google Shopping em uma estratégia criada no Google Merchant Center, o que incrementou as vendas em 108% e obteve crescimento de 88% no volume de pedidos.
Maturidade e IA

Gleidys Salvanha, diretora-geral de varejo e tech do Google Brasil (divulgação)
Porém, o Google alerta que as empresas no Brasil têm um longo caminho para alcançar a maturidade e adotar a IA em campanhas. De acordo com o índice de maturidade digital da companhia, gmat4AI, a média de maturidade das companhias locais é de 46% e apenas 14% estão nos estágios mais avançados.
Os setores mais maduros são varejo multicategoria (76%), moda (68%), telecomunicações (66%) e viagens (61%). Na visão do Google, essas indústrias estão mais avançadas por conseguirem capturar, interpretar e usar dados para alimentar plataformas de IA em processos de marketing, o que vai da criação à mensuração.
De acordo com o gmat4AI, as empresas que usam IA com frequência conseguem 60% de crescimento de receita.