Há um tempinho atrás falamos do Portal (iOS) como um excelente aplicativo para ajudar o usuário a se concentrar, relaxar ou dormir. Mas faltava um equivalente a ele que funcionasse em equipamentos Android.

Acredito que finalmente encontrei uma opção viável, o Endel (Android, iOS). Se apresentando como um app de paisagens sonoras, o seu intuito é o mesmo do Portal: ajudar o usuário a focar, relaxar ou dormir por meio de sons leves. E, neste caso, podemos adicionar também se recuperar e estudar. Baseada em Berlim, a companhia do aplicativo afirma que tem 1 milhão de usuários mensais.

Com inteligência artificial proprietária, a tecnologia do Endel considera dados de localização, de apps de saúde (como o Google Fit), dados dos sensores e dados de movimento para adaptar o som à realidade do usuário. Por exemplo, quando é noite e está perto da hora de dormir, o som é mais leve para o internauta dormir e recarregar suas baterias.

O aplicativo também tem exercícios guiados para os seus consumidores, como para aumento de foco, dicas para se acalmar com respiração e alívio de ansiedade. O app possui ainda cenários, como sono de bebê para puxar o sono e batidas binaurais (envia duas frequências diferentes para cada ouvido) para concentrar e instigar o cérebro.

Também possui alarme inteligente para acordar gradativamente o usuário pela manhã e para quem deseja mexer nas configurações de sons pode escolher um dos cenários (sono, foco, relaxar, dormir, estudar ou recuperar) e clicar na opção ‘sintonize o som’ para ter um áudio mais intenso, leve, fluido ou estruturado.

Disponibilidade do Endel

A sua versão premium tem mais de 30 sons adaptativos, ferramentas de recursos profissionais e uma conta que pode ser usada em diversos dispositivos. A assinatura anual custa R$ 7,50 por mês e a vitalícia R$ 750. Mas a versão gratuita é bem completa, ou seja, o app tem um acervo gratuito que ajuda bastante.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!